icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Dezesseis cidades da PB oferecem 3.699 vagas no Sisu

Vagas estão distribuídas entre a UEPB, o IFPB e a UFPB.

Publicado em 27/12/2011 às 8:00

Desde ontem os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem consultar onde estão as 108 mil vagas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2012. Na Paraíba estão sendo oferecidas 3.699 vagas, distribuídas entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As vagas estão em 16 cidades.

A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas e permite ao estudante tentar ingressar em diferentes instituições a partir da nota obtida no Enem. Para 2012, as vagas estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Para a reitora da UEPB, professora Marlene Alves, o sistema adotado pela instituição “dá mais mobilidade estudantil. É interessante imaginar que qualquer aluno do país pode vir estudar na Paraíba e na UEPB; então você poderá contar com alunos de vários lugares, enriquecendo a universidade. Estamos testando a utilização desse sistema e vamos ampliando na medida em que ele for dando certo”, ressaltou. Os reitores da UFPB e IFPB, Rômulo Polari e João Batista, respectivamente, não atenderam às ligações para comentar o assunto.

Os estudantes interessados em concorrer às vagas deverão acessar o site do Sisu (sisu.mec.gov.br) a partir das 0h do dia 7 de janeiro. No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante poderá alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro e a segunda no dia 26 do mesmo mês. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições preencherem as vagas remanescentes. O interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp