icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

O teatro santificado

Paixão, Segundo Antônio Conselheiro, segue em temporada até o domingo (20); espetáculo é apresentado no Ponto de Cem Réis.

Publicado em 18/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:24

Em sua segunda noite em cartaz em João Pessoa, a Paixão de Cristo terá mais duas apresentações gratuitas hoje, às 19h e às 21h, no Ponto de Cem Réis (no Centro). Paixão, Segundo Antônio Conselheiro, da Cia. Paraibana de Comédia, segue em temporada até domingo apoiando a história do martírio de Cristo sobre três bases: a do seu protagonista, Jesus (interpretado por Daniel Porpino e Horieby Ribeiro), a do narrador Antônio Conselheiro (Beto Quirino) e a de Maria (Takuya, Ana Raquel Apolinário, Deise Borges e Camila Oliveira).

Paixão, Segundo Antônio Conselheiro tem texto de Fernado Teixeira baseado nos escritos do peregrino cearense, fundador do arraial de Canudos. A direção é de Roberto Cartaxo, que volta a coordenar o elenco depois de dirigir a montagem do ano passado, O Calvário, que ele mesmo assinou.

Alguns atores são destaque entre os grupos locais, como Thardelly Lima, escalado para o papel de Herodes no famoso episódio do bacanal. Além do ator do Ser Tão Teatro, outros 150 nomes, entre intérpretes, bailarinos e figurantes, vestem os 180 figurinos elaborados por técnicos que vão de figurinistas a costureiras.

MEGAESTRUTURA

De acordo com informações divulgadas pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que destinou R$ 224 mil ao espetáculo escolhido a partir de um edital aberto anualmente, os dois palcos conjugados onde a encenação ocorre ficam a 1,5 e 3 metros do chão. Eles ocupam uma área de 64 metros quadrados. Há ainda uma arena com 30 metros quadrados, onde a ação também se desenrola.

A estrutura de som será suspensa e nove pontos de iluminação vão incidir sobre a encenação. O público estimado é de 6,5 mil pessoas para cada uma das sessões: lotação máxima das três arquibancadas de 12 andares posicionadas no entorno do Ponto de Cem Réis.

Segundo a Funjope, a Prefeitura Municipal de João Pessoa articulou um esquema especial de segurança para as próximas noites, com o posicionamento de 40 agentes da Guarda Municipal para garantir o bem-estar dos espectadores. Na avenida Visconde de Pelotas, por trás dos palcos, 30 banheiros químicos vão ser disponibilizados para o público.

NOS BAIRROS

Saindo do Centro, os demais bairros de João Pessoa prepararam um roteiro com diferentes versões da Paixão de Cristo feita por grupos e associações de moradores. De hoje a domingo, seis bairros realizam adaptações da narrativa cristã: Grotão (Jesus, Uma História de Amor), Mandacaru (Paixão de Cristo Itinerante), Ilha do Bispo (Jesus, Carne e Espírito), Varadouro (Dom do Amor), Róger (Paixão de Cristo: Uma História de Amor) e Cruz das Armas (Vida, Morte e Ressurreição).

Tais espetáculos também foram classificados em edital da Funjope e receberam fomento de R$ 50 mil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp