icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Seminário realizado em JP homenageia José Lins do Rego

Cerca de 200 educadores participaram do ‘Seminário Memória e Cultura em José Lins do Rego’, organizado pela Prefeitura de JP.

Publicado em 12/06/2008 às 18:40

Da Redação
Com informações da Secom-JP


Cerca de 200 educadores participaram nesta quinta-feira (12) do ‘Seminário Memória e Cultura em José Lins do Rego’, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), voltado para a rede municipal de educação. O evento – que aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria – foi aberto com a exibição do documentário ‘O Engenho de Zé Lins’, de Vladimir Carvalho, seguido de debate conduzido pelos mestres Lúcio Vilar e Eleonora Montenegro e pelo ex-secretário de Educação e atual diretor da TV Cidade, Walter Galvão.

A coordenadora do Ano Cultural José Lins do Rego, Rosires de Andrade, explicou que o debate teria a participação do cineasta Vladimir de Carvalho, mas ele adoeceu e não pôde comparecer. Ela explicou que a programação começou em março, com a preparação dos eventos.

“Em abril, foram feitas três excursões à cidade de Pilar – onde Zé Lins nasceu. A região foi cenário de vários de seus livros e cerca de 240 professores tiveram oportunidade de vivenciar isso. Muitos deles estão aqui hoje nesse seminário. A intenção é lançar sementes para que, no futuro, tenhamos uma boa colheita”, disse.

Resgate – Walter Galvão falou da importância do encontro de duas grandes obras no filme assistido pelos participantes – a literatura de José Lins e o cinema de Vladimir. Ele também ressaltou a importância do resgate permanente dos valores paraibanos e da apropriação qualitativa dessa cultura para a difusão nas escolas, destacando a importância do Ano Cultural.

Os professores Eleonora Montenegro e Lúcio Vilar deram continuidade à mesa de debate com o tema ‘A obra de José Lins do Rego no Cinema: documentário e possibilidades pedagógicas’. O filme denunciou a depredação do engenho de Zé Lins, que foi um dos assuntos do debate.

Mais duas mesas de debate animaram a programação da tarde, com os temas ‘As ilustrações na obra de José Lins do Rego’ e ‘Memória e cultura em José Lins do Rego: possibilidades pedagógicas interdisciplinares’. Participaram dos debates os professores Lívia de Carvalho, Sicília Calado, Robson Xavier, Carmelo Ribeiro do Nascimento Silva e Doralice Sátyro Maia.

Em agosto, haverá exibições do filme ‘Menino de Engenho’ nas escolas municipais, dentro da programação do Ano Cultural. O mês também será marcado pelas inscrições aos prêmios lançados dentro do tema. O Ano Cultural termina em novembro com exposição dos trabalhos realizados, na Estação Ciência, Cultura e Artes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp