POLÍTICA
Souto Maior pede aposentadoria do TJ após três anos afastado
Desembargador foi afastado pelo STJ em 2005, enquanto ocupava a presidência do poder judiciário. Marcos Souto Maior informou que pedido foi feito nesta quarta (10).
Publicado em 10/12/2008 às 14:54
Da Redação
O desembargador Marcos Souto Maior deu entrada nesta quarta-feira (10) em seu pedido de aposentadoria junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba. Ele estava afastado desde 2005 por decisão do Superior Tribunal de Justiça, que o afastou enquanto presidia o Tribunal por ele responder penalmente a uma série de denúncias que pesavam sobre ele.
Souto Maior já foi vice-presidente e presidente do Tribunal de Justiça em mais de uma oportunidade, mas ao longo destes anos acabou se envolvendo em supostas atividades suspeitas ao cargo e por isso respondia pelos crimes de prevaricação, crime de responsabilidade e quebra de ordem cronológica de pagamento de precatórios.
Ao longo destes três anos de processo, o caso teve uma série de desdobramentos, mas em maio deste ano o ex-presidente do TJ teve uma vitória parcial, ao ver o STJ rejeitar a acusação sobre seqüestro de verbas de Cajazeiras para pagamento de precatórios dos funcionários daquele município.
Marcos Souto Maior tem 62 anos e no início da carreira foi professor universitário, integrou a diretoria da Ordem dos Advogados da Paraíba e ao londo da vida ocupou vários cargos de secretaria no Governo do Estado.
Comentários