CULTURA
'O Quarteto' de Hoffman também estreia
Este é o primeiro filme oficialmente dirigido pelo ‘pequeno grande homem’ Dustin Hoffman.
Publicado em 12/04/2013 às 8:00
A comédia O Quarteto (Quartet, Reino Unido, 2013), que estreia nesta sexta-feira em João Pessoa, é oficialmente o primeiro filme dirigido pelo ‘pequeno grande homem’ Dustin Hoffman.
No longa, que se passa em uma casa de músicos aposentados, a vida segue seu próprio ritmo. Hoffman vinha diminuindo o seu à frente das câmeras de cinema, dedicando-se esporadicamente às comédias e dublagens. Mas o filme não foi a primeira vez que o ator sentou na cadeira do diretor.
Em 1978, antes de ganhar o Oscar de Melhor Ator por duas vezes (por Kramer vs. Kramer e Rain Man), Dustin Hoffman já tinha estrelado filmes como A Primeira Noite de Um Homem (1967), Perdidos na Noite (1969) e Todos os Homens do Presidente (1976). Chegou a hora de assumir a direção e o papel principal em Liberdade Condicional, mas o ator preferiu desistir da missão nos primeiros dias de filmagem, entregando o cargo ao Ulu Grosbard (assistente de direção do clássico Amor, Sublime Amor) alegando não conseguir administrar os dois encargos.
Hoje com 75 anos, Hoffman buscou a maturidade do quarteto de atores para fazer sua redenção atrás das câmeras 35 anos depois da primeira investida. Pauline Collins (Albert Nobbs), Tom Courtenay (A Bússola de Ouro) e Billy Connolly (O Hobbit) vivem em um luxuoso abrigo de cantores e músicos eruditos.
Todos os anos a casa realiza um concerto para recolher fundos que permitem a sobrevivência da instituição. Porém, quando mais uma aposentada (Maggie Smith, a Professora Minerva McGonagall da franquia Harry Potter) chega à casa de repouso, a harmonia é quebrada. Enquanto os organizadores tentam refazer o famoso quarteto de outrora para garantir o sucesso da festa, os protagonistas enfrentam obstáculos como as relações pessoais, a senilidade e a decadência. Todos no seu próprio ritmo.
Não é à toa que o diretor escolheu atores britânicos que se sentem bem à vontade nos palcos teatrais. O Quarteto é baseado na peça de Ronald Harwood, adaptada por ele mesmo.
Confira outras estreias em JP
Alvo Duplo (Bullet to the Head, EUA, 2013)
Depois de um hiato de mais de uma década sem assumir a direção (desde O Imbatível, lançado em 2002), o cineasta ‘casca-grossa’ Walter Hill volta com Alvo Duplo, filme de ação estrelado pelo ‘brucutu’ Sylvester Stallone.
O retorno de Hill se deve ao gênio do protagonista de 66 anos, que expulsou o diretor Wayne Kramer (No Rastro da Bala) após discordarem sobre como deveria ser o tom do filme.
Baseado em uma HQ, o longa mostra um matador de aluguel (Stallone) e um detetive da polícia nova-iorquina (Sun Kang, de Velozes e Furiosos) que se unem para vingar a morte de seus respectivos parceiros.
Chamada de Emergência (The Call, EUA, 2013)
O suspense é o mote do filme Chamada de Emergência, que estreia na capital paraibana nesta sexta-feira.
Halle Berry (A Viagem) é uma atendente do sistema de emergência da polícia norte-americana que fica traumatizada depois que atendeu uma ligação onde um homem invadiu e matou uma jovem.
Anos mais tarde, ela se vê diante do mesmo criminoso, que agora ameaça outra garota (Abigail Breslin, que chamou atenção pela sua atuação aos 10 anos de idade em Pequena Miss Sunshine).
O filme é dirigido por regular Brad Anderson, conhecido tanto pelo seu bom trabalho em O Operário (2004), como a ‘bomba’ Mistério da Rua 7 (2010).
Assim como Tom Cruise em Oblivion, a oscarizada Halle Berry veio ao Brasil para divulgar o lançamento do filme.
Comentários