icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ventos que sopram saudades da Rainha

Poeta, cantor e compositor Júnior Cordeiro escreveu uma música especialmente para o aniversário de Campina Grande.

Publicado em 11/10/2012 às 6:00

Usando da subjetividade, o poeta, cantor e compositor Júnior Cordeiro escreveu uma letra de música especialmente para o aniversário de Campina Grande. Na canção, o vento se declara à cidade afirmando que “nos recantos do mundo, onde passou, não há lugar mais belo quanto Campina Grande”. “É como se o vento, tendo andado por todos os lugares do planeta, se apaixonasse justamente por Campina, se declarando a ela.

Enfoquei em um universo de admiração e respeito pela cidade", afirmou Júnior Cordeiro.

Durante experiência de passar por Campina Grande, o vento, na letra da música, pede um beijo ao redor dos açudes, aos canais que cortam a cidade e às calçadas, para assim, levar o cheiro que exala por toda parte.

Assim como na letra feita especialmente para o aniversário de 148 anos da cidade, Júnior Cordeiro afirma que procura fincar sua estética em um terreno rico e fértil que é o das tradições nordestinas. Sua música, apesar de traços urbanos e contemporâneos, não deixa de remeter sempre às raízes nordestinas.

“Eu procuro escrever dentro de uma ideia de saudosismo e manutenção de um Nordeste arcaico e tradicional, um Nordeste encantado, repleto de lendas e contos medievais, que, mediante à voracidade dos tempos e da revolução tecnológica, continua apenas no inconsciente coletivo”, enfatizou.

A exemplo do seu primeiro disco, intitulado 'Carrascais', lançado em 2006, Júnior Cordeiro, no seu segundo trabalho ('O Lago Misterioso'), remete diretamente ao Nordeste mítico e encantado, onde a tradição oral do nosso povo aparece de forma clara e explícita. Os mitos, as lendas, os contos populares e o realismo fantástico do universo da literatura de cordel e dos violeiros repentistas, são os ingredientes básicos da obra.

Nesse contexto, Júnior Cordeiro afirma que obra tem a pretensão de alertar o homem atual para o perigo do esquecimento das tradições populares na atualidade, o que deixa a sociedade pós-moderna cada dia mais dispersa e coisificada, frente à voracidade dos tempos.


Júnior Cordeiro

José Valni Cordeiro Lima Júnior, conhecido como Júnior Cordeiro, nasceu em Campina Grande em 1982. Ainda adolescente, Júnior Cordeiro começou a compor e escrever seus primeiros poemas. Como estudante de História na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tomou contato com autores como José Lins do Rêgo, Ariano Suassuna e Câmara Cascudo, que aprofundaram seu interesse pelas tradições populares do Nordeste.

Em 2006, Júnior Cordeiro grava seu primeiro CD, intitulado 'Carrascais'. No início de 2011, chega ao mercado 'O Lago Misterioso', segundo CD do cantor e compositor. Em maio deste ano, Júnior foi convidado pela Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba para fazer shows pelo Projeto Fogueiras da Cultura, durante o ano de 2012, nas 12 regionais do Estado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp