COTIDIANO
Maioria dos candidatos deixa para última hora registro no TRE
Convenções em cima da hora, jogo do Brasil e fim de semana dificultaram acesso ao Tribunal Regional Eleitoral. Órgão funciona em plantão nesta segunda-feira, último dia.
Publicado em 05/07/2010 às 8:10 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:35
Karoline Zilah
Com João Paulo Medeiros, do Jornal da Paraíba
A maioria dos pretendentes a participar das eleições deste ano deixou para a última hora o registro de suas candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Alguns entraves dificultaram o acesso dos candidatos à Justiça Eleitoral. É que muitos partidos realizaram suas convenções na quarta-feira e se depararam com um recesso nas repartições devido ao jogo do Brasil na última sexta-feira. Além disto, houve um fim de semana justamente nos últimos dias para registro, e o TRE ainda não havia iniciado seu esquema de plantões.
Candidatos a governador, senador, deputado federal e estadual têm até as 19h desta segunda-feira (5) para efetivar a participação no pleito. Prevendo a grande demanda neste último dia para os registros, o TRE funciona em regime de plantão, das 9h às 19h.
O Ministério Público também se prepara para cumprir sua parte no tocante a barrar os candidatos ‘fichas-sujas’ e proceder com o ajuizamento de ações judiciais durante a campanha eleitoral.
“Nós estamos aguardando o registro das candidaturas para que possamos fazer um trabalho em torno do projeto ‘Ficha Limpa’”, avisa o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
No combate ao abuso de poder econômico, colocação de propagandas irregulares, uso indevido da internet e de outros meios de comunicação, e na inibição de outros crimes eleitorais os promotores paraibanos terão uma participação decisiva no processo eleitoral deste ano, conforme o procurador-geral de Justiça do Estado, Oswaldo Trigueiro.
Segundo o procurador de Jutiça, o órgão espera nesse momento os pré-candidatos formalizarem os registros de suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral para dar início à luta contra os possíveis abusos. O prazo para os postulantes se registrarem termina amanhã.
Comentários