ECONOMIA
Paraíba vai gerar 1,8 mil empregos
Vagas temporárias deverão ser criadas até o Natal no Estado. Segundo a Asserttem, o comércio vai concentrar 70% delas
Publicado em 16/09/2011 às 6:30
William De Lucca
O aquecimento do comércio no fim de ano deve gerar 1,8 mil empregos temporários na Paraíba até dezembro, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). A alta será de 5,6% em relação ao ano passado para o período (1,7 mil).
A entidade prevê a abertura de 147 mil vagas em todo o País, alta semelhante ao da Paraíba (5%) sobre o ano passado. Já o Nordeste corresponde 19,5% das vagas do país (28,7 mil). Os estados da Bahia (9,1 mil) e o Ceará (7,4 mil) lideram. A Paraíba fica em quarto lugar.
De acordo com a Asserttem, a maior parte das contratações temporárias (70%) tende a ser feita pelo comércio. Os candidatos com idades entre 18 e 39 anos têm mais chance de conseguir uma vaga: 65% dos postos de trabalho deverão ser ocupados por pessoas nesta faixa etária. Os segmentos de supermercado, vestuário, calçados, eletrodomésticos e perfumaria são os que mais demandam mão de obra adicional nesta época do ano.
O presidente da Asserttem, Vander Morales, diz que 29% dos contratos poderão ser efetivados, o que representa emprego para 42 mil brasileiros.
Comentários