VIDA URBANA
Alimentação saudável é outra dica
Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis que podem ajudar os candidatos a garantir energia extra antes das provas do PSS.
Publicado em 18/01/2013 às 6:00
Além de moderar os estudos, os candidatos precisam ficar atentos ao que colocam sobre a mesa. A professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sônia Cristina Oliveira, acrescenta que a alimentação precisa ser saudável.
“Alimentação saudável é aquela que tem alimentos pertencentes a todos os grupos, como proteínas, carboidratos, lipídios e fibras.
Essas substâncias tanto vão diminuir o impacto causado pela carga de estudo, como também vão ajudar no funcionamento do cérebro”, destaca.
“Por isso, as refeições precisam ter feijão, arroz ou macarrão, legumes e verduras. Leites e queijos magros, frutas, aveia com banana e granola com fruta e mel também garantem um aporte energético”, garante.
As alimentações precisam ser feitas entre quatro a seis vezes ao dia, sempre em pequenas proporções. Para incentivar os adolescentes a consumir os nutrientes apropriados, a nutricionista recomenda que os pais usem a criatividade na hora de preparar os alimentos.
“Aquelas saladas convencionais, como as de alface com tomate e as de legumes com maionese, com o tempo, enjoam. A maioria dos candidatos está numa fase de autoafirmação e que prefere comer alimentos do tipo fast-food. Por isso, os pais devem fazer saladas coloridas, com combinações diferentes para aguçar o paladar dos filhos”, recomenda.
Comentários