POLÍTICA
Romero promete ZPE, porto seco e shopping
Compromissos com a indústria e o comércio de CG, foram assumidos durante entrevista na Associação Comercial em parceria com o JORNAL DA PARAÍBA.
Publicado em 28/08/2012 às 6:00
O candidato a prefeito da coligação 'Por Amor a Campina', Romero Rodrigues (PSDB), prometeu intensificar a luta, juntamente com a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Câmara de Dirigentes Lojistas e Fiep, pela instalação do porto seco e Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e a construção de um terminal de cargas no aeroporto João Suassuna.
Os compromissos foram assumidos ontem à noite, durante o ciclo de entrevistas da Associação Comercial em parceria com o JORNAL DA PARAÍBA. O vice-presidente da ACCG, Álvaro Morais de Barros, e o superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima, acompanharam o debate com os empresários, tendo a mediação do jornalista Arimatéa Souza, colunista político do JP.
Romero explicou que a Comissão de Assuntos Econômicos do Congresso Nacional já aprovou projeto de sua autoria que prevê a implantação da ZPE, em Campina. Por sua vez, o porto seco acomodará em um só local o descarrego de distribuição de produtos procedentes de várias partes do país para abastecer o comércio e a indústria desta cidade e região, desafogando o pesado tráfego em áreas centrais da cidade.
O prefeitável também ressaltou a aprovação de emenda de bancada ao Orçamento Geral da União que destina R$ 21 milhões para ampliação e modernização do Distrito Industrial de Campina Grande. “O nosso objetivo é construir condomínios industriais visto que hoje não há espaços para implantação de novas empresas”, justificou Romero, que vai ainda adotar uma política de isenção fiscal e buscar parcerias com BNDES e Cinep para atrair e financiar novos empreendimentos.
Outro compromisso do tucano é priorizar as compras governamentais no comércio local, respeitando a Lei de Licitação, além de concluir o projeto de revitalização do centro de Campina e construir um shopping popular do calçado, reformar a feira central e retirar os vendedores ambulantes das ruas centrais e abrigá-los no primeiro andar que será edificado nas Áreas de Comércio e Cultura ao Ar Livre (Arccas). Romero quer, ainda, institucionalizar políticas que promovam a inserção dos jovens em condições dignas de trabalho, aumentar as políticas de crédito para jovens e mulheres, além de incentivar o turismo de eventos com ampliação do Maior São João do Mundo.
Comentários