ECONOMIA
Cai intenção de compra no comércio
Maioria dos consumidores pretende usar pagamento à vista, mas deve gastar um valor 7,30% menor do que o ano passado.
Publicado em 01/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:30
O Dia das Mães ainda é a segunda melhor data para o comércio paraibano, mas a projeção para este ano é que as vendas sejam menores que 2013. Segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep) 74,60% dos consumidores do Estado pretendem presentear neste dia, mas em maio de 2013 esta estimativa foi de 80%. A maioria dos consumidores (54,96%) pretende usar pagamento à vista, mas deve gastar um valor 7,30% menor do que o ano passado.
A pesquisa, divulgada ontem, foi realizada na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) e entre os presentes mais citados estão os itens de vestuário (28,42%), os perfumes/cosméticos (21,98%), eletrodomésticos/ eletrônicos (16,35%) e calçados (8,31%). Entre os entrevistados, 5,63% manifestaram intenção de presentear, mas ainda não haviam escolhido o presente.
O presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, lembrou que este ano o consumo será menor que o ano anterior em que foi registrado alta de 7%, mas mesmo assim haverá expansão.
“O Dia das Mães só perde para o fim de ano em vendas.Acredito que o crescimento em 2014 deve ficar entre 4% e 5% comparado a maio de 2013”, frisou Marconi Medeiros.
Um dos pontos relevantes da pesquisa foi que do total de consumidores que pretendem pagar o presente à vista, 92,20% têm a intenção de usar o dinheiro em espécie. É importante salientar que a escolha dessa modalidade de pagamento está diretamente ligada ao grau de desconto oferecido pelos empresários. Já as compras a prazo foram citadas por 43,97% do total de entrevistados. Entre estes, 93,90% irão utilizar o cartão de crédito parcelado.
Na intenção de compra do ano passado, 43,77% das pessoas ouvidas disseram que iriam quitar a compra à vista e 82,78% dos entrevistados planejavam usar dinheiro. Marconi Medeiros afirmou que a cada ano vem aumentando a vontade dos paraibanos de usar pagamento à vista.
“As pessoas estão cada vez mais esclarecidas e preocupadas com as taxas de juros. Isso é bom para o comércio e também para a sociedade que evita a inadimplência”, destacou Medeiros.
Segundo o levantamento, os consumidores planejam gastar em média R$264,26 com o presente, valor 7,30% inferior do que o indicado na intenção de gastos do ano passado. A maior parte dos entrevistados (60,84%) deve comprar presentes com valores entre R$51,00 e R$200,00. Os presentes com valores acima de R$800,00 foram informados por 10,19% do total.
A pesquisa também procurou saber o que as mães gostariam de receber de seus filhos e entre os itens apontados estavam: eletrodomésticos/eletroeletrônicos (25,00%), vestuário (19,81%), perfumes e cosméticos (10,85%) e calçados (8,96%).
A maioria dos entrevistados (60,05%) pretendem adquirir os presentes nos shopping centers por causa da diversidade de produtos e conforto do ambiente. As mulheres são a maior parte dos compradores (59,40%).
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