CULTURA
Novo cineclube
Coordenado pela atriz paraibana Zezita Matos, Cineclube Unipê estreia nesta quinta-feira (20) no campus da universidade.
Publicado em 20/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:44
Nesta quinta-feira, estreia em João Pessoa o Cineclube Unipê, coordenado pela atriz paraibana Zezita Matos.
A partir das 16h30, no Auditório do Espaço de Vivência Acadêmica (EVA), no campus universitário, será exibido gratuitamente o longa-metragem chinês Tao Jie (2011).
Também conhecido como A Simple Life, o filme se passa em Hong Kong, onde uma mulher trabalha como empregada doméstica, servindo quatro gerações de uma mesma família por 60 anos.
Quando não consegue mais juntar forças para o trabalho devido a um pequeno acidente vascular cerebral, seu atual patrão, que a trata como membro da família, deixa-a internada em um asilo, que é visto pelo proprietário como um negócio qualquer, sem a preocupação do bem-estar dos pacientes.
Dirigido pela chinesa Ann Hui, a produção é baseada em uma história real e mistura um elenco formado por atores profissionais e amadores.
Tao Jie foi um dos grandes vencedores da 68ª edição do Festival de Veneza, ganhando cinco prêmios, dentre eles na categoria de Melhor Atriz (para Deannie Yip). O russo Fausto levou o Leão de Ouro de Melhor Filme.
De acordo com a coordenadora do cineclube, a ideia é criar uma cultura de cinema na universidade, com exibição mensal de filmes, e abrir essa agenda a estudantes de escolas públicas e privadas, como também o público em geral.
Em parceria com o Núcleo de Estudos sobre a Velhice e o Envelhecimento e o projeto ‘Velhice em Cena’, do curso de Psicologia da Instituição, o cineclube selecionará produções audiovisuais abordando temáticas relacionadas ao processo de envelhecimento.
Comentários