ECONOMIA
Déficit de programa do leite ainda persiste
Dos cerca de quatro mil pequenos produtores que vendem leite ao programa, pouco mais da metade participa ativamente da política social, devido aos critérios do programa.
Publicado em 28/03/2012 às 6:30 | Atualizado em 01/03/2023 às 16:59
Em relação ao déficit de leite, Marinaldo Cardoso confirmou que o problema persiste, é de difícil solução e não está apenas relacionado à escassez das chuvas. Disse que dos cerca de quatro mil pequenos produtores que vendem leite ao programa, pouco mais da metade participa ativamente da política social, devido aos critérios do programa.
“Os moldes do programa é nacional. Os produtores podem vender até 27 litros por dia, precisam comprovar a qualidade do produto, emitir nota fiscal e recebem, depois do desconto do laticínio, R$0,82 por litro”, explicou.
Contou também que o preço pago pela iniciativa privada é superior, em alguns casos, e que na grande maioria das queijeiras não existe análise de qualidade, o que acaba atraindo os produtores. “A política nacional está sendo discutida e esperamos que adequações sejam feitas para resolver a situação, que é a mesma em todo o país”, afirmou.
Comentários