COTIDIANO
Começa segunda etapa da vacinação contra HPV
Aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização
Publicado em 02/09/2014 às 9:56 | Atualizado em 11/03/2024 às 15:50
A segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) começou a ser disponibilizadana segunda-feira (2), na rede pública de saúde da Paraíba, para meninas de 11 a 13 anos, que tomaram a primeira dose em março. As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e em alguns municípios, também em escolas públicas e privadas.
A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que as adolescentes recebam a dose de reforço a ser ministrada em cinco anos. Na Paraíba, a meta é vacinar 105.050 meninas de 11 a 13 anos. Para isso, o Estado já recebeu 110.310 doses para a vacinação e começou a distribuição das doses.
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Paraíba, Isiane Queiroga, não existe prazo para encerrar a vacinação, pois trata-se de uma vacina para a rotina da adolescente e não apenas uma campanha. Segundo Queiroga, as vacinas começaram a ser distribuídas, mas em algumas cidades só estarão disponíveis a partir da próxima semana.
Em João Pessoa, a segunda etapa começa no dia 8. De acordo com a enfermeira Rosângela de Souza, técnica da Seção de Imunização da Secretaria de Saúde do município, o número de adolescentes vacinadas na primeira etapa foi de quase 17 mil, atingindo 98% da meta de cobertura.
Já em Campina Grande, as novas doses estarão disponíveis a partir do dia 11, nas UBSs e Serviços de Saúde. No município, foram vacinadas mais de 7 mil meninas (80,28% da meta) contra o HPV durante a primeira fase, segundo informou Miralva Cruz, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em Patos, a segunda dose será disponibilizada a partir do dia 10 de setembro. Na primeira fase foram vacinadas quase 2,4 mil meninas (85,43% da meta de cobertura).
Comentários