VIDA URBANA
FAP ganha aparelho de ultrassom e aumenta quantidade de exames
Com o novo equipamento, número de exames realizados por semana no hospital pode passar de trinta para sessenta.
Publicado em 18/09/2010 às 9:42
Alberto Simplício, do Jornal da Paraíba
Depois de passar oito meses realizando exames de ultrassonografia graças a um equipamento emprestado, a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande, recebeu ontem um novo equipamento. O aparelho, avaliado em cerca de R$ 80 mil, é fruto de uma doação do Serviço Social da Indústria (Sesi), que possui assento no Conselho Administrativo da entidade.Com o novo equipamento, a expectativa é que o número de exames realizados pela instituição possa duplicar.
De acordo com o diretor da FAP, médico Manoel Medeiros, são cerca de 30 exames de ultrassonografia realizados semanalmente no hospital, quantidade que pode ser elevada para 60. “Depois que o nosso aparelho próprio quebrou, como ele era antigo, não encontramos peças para consertá-lo. Não paramos o atendimento porque uma médica do hospital nos cedeu o equipamento dela”, contou. Medeiros ressaltou ainda a modernidade do novo equipamento, que diferentemente do que estava sendo utilizado, emite um diagnóstico fotográfico. “Antes, os médicos avaliavam o exame e emitiam um parecer técnico sem imagem anexada ao resultado”, destacou. Por isso, segundo ele, a utilização do novo equipamento possui condições melhores de emitir um diagnóstico mais preciso.
O diretor regional do Sesi, Francisco Buega Gadelha, participou da solenidade de doação do novo aparelho e destacou a importância do apoio prestado pela classe empresarial brasileira ao hospital, que segundo ele, “é um patrimônio de Campina Grande”. Buega afirmou ainda que o trabalho prestado pela FAP é digno de respeito e que o serviço prestado a centenas de pacientes oriundos da Paraíba e dos Estados vizinhos é o grande motivador para que a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) contribua para que o hospital continue beneficiando cada vez mais pessoas, sobretudo no que se refere à oncologia, serviço em que a FAP é referência na região.
Comentários