VIDA URBANA
Trauma de CG terá telemedicina
Tecnologia será implantada no Hospital de Urgência e Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes e permitirá a troca de informações à distância.
Publicado em 27/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:21
Campina Grande passará a contar, em até 60 dias, com um sistema de telemedicina. A tecnologia será implantada no Hospital de Urgência e Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes e permitirá a troca de informações à distância entre médicos paraibanos e médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, que vão acompanhar em tempo real, pela internet, consultas, exames e cirurgias realizadas no Trauma. A unidade hospitalar de Campina é a quinta do país a adotar este sistema.
De acordo com o coordenador do projeto, Milton Stenman, com a telemedicina, médicos do Hospital Albert Einstein vão acompanhar todos os tipos de consultas, exames e cirurgias.
Para isso, haverá carrinho equipado com câmera, microfone e alto-falante que pode se locomover por todas as partes do hospital. O médico que estiver na sala de cirurgia poderá manusear a câmera e mostrar todos os detalhes. O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde com o Albert Einstein e não vai gerar despesa para o Trauma.
Segundo Milton Stenman, no Alberto Einstein existe uma central de telemedicina, onde médicos ficarão de plantão 24 horas interagindo com os médicos do Trauma. O diretor geral do Trauma, Geraldo Medeiros, afirmou que a ação é um marco na história da medicina da cidade.
Comentários