CULTURA
Tributo à guerreira
3ª edição do Tributo a Marinês marca seis anos sem a 'Rainha do Xaxado'; apresentações acontecem no Teatro Severino Cabral.
Publicado em 14/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:52
Nesta terça-feira marca seis anos sem a cantora Marinês. Para homenagear a ‘Rainha do Xaxado’, artistas vão subir ao palco do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, a partir das 20h, para interpretar músicas imortalizadas pela pernambucana.
A 3ª edição do Tributo a Marinês conta com o som de nomes como Sandra Belê, Biliu de Campina, Tony Dumont, Poeta Francinaldo, entre outros. O ingresso do show será a doação de 1 kg de alimento não-perecível.
“Ela foi uma das melhores vozes do Brasil”, atesta Sandra Belê. “Sem contar que foi uma mulher guerreira. Não tem um artista do Nordeste que não tenha escutado e influenciado por Marinês”.
Belê informa que cada cantor escolheu duas músicas da homenageada para interpretar no Severino Cabral. O ‘Lamento sertanejo’ (composta por Gil e Dominguinhos) estará na seleção da cantora de Zabelê. “É uma música que as pessoas conhecem”, justifica. “Mas nunca cantei, embora conheça bem”.
A segunda música Zabelê diz que depende do ensaio com a banda, mesmo familiarizada com elas no seu repertório em trabalhos como Se Incomode Não (2009): ‘Pisa na fulô’ (João do Vale) ou ‘É no balanço do mar’ (Antônio Barros).
“Elas têm um duplo sentido maravilhoso”, analisa Belê. “Além de ter propriedade para cantá-las, o importante é que as pessoas vão cantar junto no teatro”.
COCO TRAVA-LÍNGUA
As músicas escolhidas por Biliu de Campina remetem às primeiras (e menos conhecidas) gravadas por Marinês.
“Vou cantar ‘Saudade de Campina Grande’ (Rosil Cavalcanti) e ‘Gírias do Norte’ (Jacinto Silva)”, revela. “É coco com trava-língua, minha especialidade. Vou fazer um balacobaco com os dois”.
Na sua linha “espontânea e instantânea”, Biliu promete embalar mais sucessos de Marinês no final do show.
Comentários