icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Visão: um dia ela cansa e é preciso usar óculos

Presbiopia, ou vista cansada, é comum em homens e mulheres com mais de 40 anos.

Publicado em 01/04/2012 às 17:00

Dor nos olhos, dor de cabeça constante e dificuldade para enxergar letras pequenas. Se você apresenta um desses sintomas é bom agendar uma consulta com o oftalmologista. Para quem não sofreu problemas na visão até os 39 anos, fica ainda mais um alerta. Especialistas informam que 90% das pessoas com presbiopia, também chamada de vista cansada, são acometidas pela dificuldade de enxergar ao completar 40 anos.

O oftalmologista Ítalo Carneiro explicou que é só uma questão de tempo para homens e mulheres serem acometidos pelo problema de vista cansada. “Presbiopia é uma deficiência na visão de perto.

No olho, o músculo ciliar é quem faz a contração e aumenta o poder do cristalino - a lente natural que existe dentro do olho.

Com o tempo, esse músculo vai ficando mais cansado e perde a capacidade de se contrair, o grau que normalmente teria o acréscimo para perto, não vai ter o grau suficiente de acréscimo e vai precisar de um óculos para ajudar, auxiliar o grau natural do nosso olho”, explicou Carneiro.

Para a pedagoga Luiza Nascimento, de 41 anos, a dificuldade para enxergar foi percebida na leitura de livros. “Eu comecei a ter dificuldade para ler e precisar afastar o livro para poder enxergar as palavras”, contou . “As coisas começaram a embaçar e fiquei sem entender o motivo até o especialista diagnosticar vista cansada”, relatou.

O oftalmologista conta que a presbiopia é uma dificuldade visual para enxergar objetos próximos. “A pessoa começa a notar que as letras estão ficando embaralhadas e tem dificuldade de focar e ver os objetos que estão perto. Para longe ela não vai sentir dificuldade”, esclarece. Ele explica ainda que o problema é mais comum em pessoas na faixa entre 38 e 45 anos.

Em geral, depois de apresentar dificuldades na leitura, no esforço para perto, quem está com presbiopia começa a reclamar de um cansaço visual. “As pálpebras ficam mais pesadas, uma sensação de sono, ardência nos olhos, olhos vermelhos e até uma dor de cabeça que pode acontecer”, esclarece Carneiro.

Para fazer a correção da visão, os óculos passam a ser indispensáveis. “Muitas vezes a pessoa fica sem usar os óculos, se queixa de dor de cabeça e náuseas. Chega a tomar analgésico com frequência ou faz exame com otorrino para ver se tem sinusite quando, na verdade, o problema é de vista cansada”, conta o médico. Em um exame de rotina, o oftalmologista pode identificar o problema e recomendar o uso de óculos. “Com o uso do óculos, os sintomas desaparecem”, afirmou Carneiro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp