icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Superbactéria pode ter causado morte de idosa; 7 casos notificados

Após um mês sem dados, a Secertaria de Saúde informou os números oficiais de vítimas da superbactéria. Entre eles pode estar o da idosa que morreu com suspeita da doença.

Publicado em 23/11/2010 às 11:30

Da Redação

A Secretaria de Saúde do Estado disse ao Paraíba1 que este ano foram notificados, oficialmente, sete casos de pessoas contaminadas pela superbactéria KPC, bactéria resistente aos antibióticos, na Paraíba.

A assessoria informou que até este fim de semana serão divulgados mais detalhes sobre as notificações. Isto poque as notificações podem conter até casos de pacientes que morreram pela supercbactéria.

Em outubro, o Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba, divulgou a confirmação de 18 casos da doença, mas segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde os casos sob investigação foram notificados, mas as fichas dos pacientes ainda não foram encaminhadas à SES.

Nos casos oficialmente confirmados não estão contabilizados os do Hospital Universitário, o que pode aumentar ainda mais o número de casos confirmados da superbactéria no estado.

Suspeita de morte

Uma aposentada de 82 anos morreu no último dia 17 no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa. A família entrou em contato com o Paraíba1 para informar que as enfermeiras estavam evitando até entrar no quarto da paciente por ela estar com a suspeita da superbactéria.

Segunda a família, a aposentada tinha sido internada por ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em seguida foi detectada uma pneumonia e após alguns internadas a aposentada teria sido contaminada com a superbactéria dentro do hopsital. O Paraíba1 entrou em contato com o hospital, mas ninguém soube informar detalhes do caso.

Bactéria

A KPC é um tipo de enzima que tem provocado resistência de algumas bactérias aos antibióticos mais usados. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de um objeto comum. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp