ECONOMIA
PB tem recorde na geração de postos de trabalho no 1º semestre
A Paraíba, com 1.237 novos empregos, está entre os sete estados do Nordeste que apresentaram desempenho recorde. Só a Energisa criou, neste período, 163 novos postos de trabalho.
Publicado em 26/07/2010 às 19:12
Da ascom/Energisa
De acordo o Ministério do Trabalho, o primeiro semestre de 2010 foi o melhor de toda a história Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pois a geração de empregos superou as demissões em 1.473.320 postos formais de trabalho. Dados do Caged apontam ainda que, em 2009, foram gerados 13.291 empregos na Paraíba, o que representou um crescimento de 4,77% no estoque de assalariados celetistas, tomando como referência dezembro de 2008.
No primeiro semestre de 2010, os dados do mesmo índice confirmaram uma geração histórica de postos de trabalho no país. A Paraíba, com 1.237 novos empregos, está entre os sete estados do Nordeste que apresentaram desempenho recorde. As empresas Energisa Paraíba e Energisa Borborema têm uma participação importante nesse contexto: no primeiro semestre deste ano, as concessionárias mencionadas geraram 163 novos postos de trabalho.
A Energisa Paraíba, concessionária de distribuição de energia elétrica que atende ao estado, além de ser responsável pelo abastecimento de 216 municípios, atingindo quase um milhão e trezentos mil consumidores e mais de três milhões de pessoas, também desempenha um papel importante no setor do trabalho, empregando atualmente mais de duas mil e trezentas pessoas. Em 2009, admitiu em seu quadro de funcionários 396 pessoas e durante os seis primeiros meses de 2010 o número de pessoas empregadas já chegou a 236.
Sendo a Energisa Paraíba uma empresa privada, de grande porte e, naturalmente, com necessidade periódica de reavaliação de seus processos, mudanças operacionais, implantação de novas tecnologias e reorganização, também há registro, durante os períodos mencionados, de desligamentos de funcionários na concessionária, sendo contabilizados 163 em 2009 e 78 no primeiro semestre deste ano. Apesar disso, a empresa mantém um importante saldo positivo no tocante à geração de postos de trabalho, alcançando a marca de 391 postos, subtraindo-se contratados e demitidos, considerando balanço de 2009 e primeiro semestre de 2010.
Na Energisa Borborema, com mais de 150 mil consumidores e 469 mil pessoas atendidas, o quadro é semelhante. Apesar dos números, de modo geral, serem proporcionalmente menores, a empresa possui hoje 280 empregados, entre próprios e terceirizados. Em 2009, foram admitidos 28 funcionários e registrados 16 desligamentos. Este ano, até o mês de junho, foram feitas 13 contratações e oito demissões. Novamente, o saldo de novos postos mostra-se positivo, o que comprova o crescimento gradual e renovação em seu quadro de funcionários da empresa.
Segundo fontes da Energisa, desde a privatização a empresa investe na Paraíba cerca de R$ 110 milhões por ano na construção de novas linhas de distribuição, subestações, redes urbanas e rurais, aquisição de veículos, equipamentos, sistemas de informação, automação e na capacitação de seus colaboradores.
A empresa é hoje a maior contribuinte de ICMS da Paraíba. Os recolhimentos da Energisa Paraíba e Borborema somam a quantia de R$ 1 bilhão e oitocentos milhões desde que foram privatizadas (valores atualizados em maio de 2010, utilizando a Unidade Fiscal do Estado da Paraíba).
Comentários