VIDA URBANA
Obra da Cagepa é embargada por desmatar área de preservação
Obra de construção de uma estação elevatória com licença da Sudema foi embargada pela Semam nesta terça-feira (31) no bairro do Altiplano, em João Pessoa.
Publicado em 31/08/2010 às 14:17
Da Redação
Uma área de 2,92 hectares de mata atlântica estava sendo destruída para dar lugar a uma estação elevatória da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), no bairro Altiplano em João Pessoa. A obra foi embargada, nesta terça-feira (31), pela Secretaria de Meio Ambiente (Seman) que constatou o desmatamento na Área de Preservação Permanente (APP).
O mais curioso é que a obra tinha a licença da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). De acordo com Socorro Menezes, chefe de fiscalização da Semam, a denúncia foi feita, nesta terça, ao Ministério Pública da Paraíba por moradores do Altiplano que perceberam o crime ambiental. “A Sudema deveria ter analisado melhor os impactos que essa obra causaria”, esclareceu.
Um trator de escavação ficou atolado no local porque o solo é extremamente úmido. “Uma nascente do rio Jaguaribe passa por essa área”, explicou Socorro Menezes. Além de embargar a obra, a Semam apreendeu todo o maquinário e avisou que vai notificar os responsáveis pela obra, que são a Cagepa e a construtora Dornelas. O crime também será registrado na Delegacia de Crimes Ambientais.
A chefe de fiscalização disse também que a Sudema deve prestar esclarecimentos ao Ministério Público por conceder uma licença indevida. A Cagepa informou que ainda não foi notificada oficialmente pelo órgão.

Comentários