VIDA URBANA
Alunos se preparam para o trabalho
Publicado em 07/10/2012 às 8:00
O Centro de Mediação e Conciliação também é um local de formação do profissional da área do Direito, proporcionando uma ampliação dos conhecimentos dos estudantes, através da formação prática. Os alunos trabalham como mediadores durante os procedimentos realizados no local e, assim, começam a se sentir preparados para a profissão. Para eles, a experiência traz a possibilidade de conviver com a população, através de uma contribuição social.
Para a estudante Giuzane Farias, existe um grande envolvimento dos estagiários com as situações que são apresentadas no Centro. “Nós até nos emocionamos com alguns casos. O nosso intuito é tentar conciliar o casal e muitas vezes obtemos êxito.
Muitas pessoas saem aqui de mãos dadas, depois da nossa mediação. Isso é gratificante”, disse. Os estudantes contaram que além do serviço social, o trabalho acontece de forma humanizada, quando as partes são ouvidas e, dessa forma, se sentem mais relaxadas.
“Em muitos casos o que falta é apenas uma pessoa que esteja fora da situação de conflito, para que eles se sintam mais seguros. Muitas vezes, basta uma simples intermediação para que o caso seja resolvido”, disse a estudante Eliane Leite. De acordo com ela, o estágio é uma porta de entrada para o profissionalismo. É o momento de aprender para usar a experiência em formação em um futuro próximo.
Comentários