icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

AMPB lança campanha por diretas já no Judiciário

Movimento de âmbito nacional defende eleições diretas no Poder Judiciário.

Publicado em 18/10/2012 às 16:24

Com a finalidade de subsidiar o lançamento da campanha “Diretas Já no Poder Judiciário”, a Associação dos Magistrados da Paraíba está realizando enquete em seu site institucional para coletar a opinião da magistratura paraibana acerca do assunto.

“Pretendemos nos aliar a outras Associações e a Associação dos Magistrados Brasileiros neste projeto que pretende implantar a escolha democrática de presidentes e vice-presidentes de Tribunais”, comenta o juiz Horácio Melo, presidente da AMPB, que busca fortalecer o movimento aqui na Paraíba a partir do mês de novembro, quando pretende lançar a campanha “Diretas Já no Poder Judiciário” no estado paraibano.

As Eleições Diretas para presidente e vice-presidente, dos Tribunais Estaduais e Regionais Federais é uma bandeira de toada a magistratura brasileira. A democratização na escolha dos membros de mesa diretora de Tribunais vai possibilitar que a gestão do Poder Judiciário se torne dinâmica e atualizada, com ampla participação de todos os seus integrantes. Com o apoio da AMB, a magistratura nacional vem atuando para sensibilizar o Parlamento Federal na aprovação imediata das PEC nº 15/2012 do Senador Vital do Rego e nº 187/2012 do Deputado Federal Wellington Fagundes.

“Um dos projetos que tramita no Congresso Nacional de interesse da magistratura é com relação às eleições diretas para presidentes dos tribunais. O relator da PEC é o senador Vital do Rêgo e os senadores da Paraíba estão apoiando essa luta. Estamos fazendo contato com toda a classe política do país, porque temos consciência de que só teremos um judiciário democrático, mais forte, se nele existir também a democracia, com a participação dos juízes de primeiro grau fazendo parte do conselho de gestão, porque aí nós vamos mostrar ao tribunal, mostrar àquele que for eleito pelo voto direto, a importância que tem o juiz de primeiro grau e o judiciário para toda a sociedade. Estamos encampando diretas já para a presidência e a vice-presidência dos tribunais”, comentou o juiz Horácio Melo, presidente da AMPB.

Em novembro de 2011, a Associação dos Magistrados da Paraíba elaborou proposta de emenda constitucional para eleições diretas nos Tribunais.

Atualmente, apenas 17% da magistratura podem votar na escolha do presidente e vice-presidente dos Tribunais. A campanha representa a democratização do Poder Judiciário, na melhora do Poder Judiciário e para a sociedade em geral. A campanha visa ainda reforçar a importância da aprovação de duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs), que dispõem sobre a participação de juízes no processo de escolha de seus representantes assim como iguala a todos os desembargadores o direito de disputar a administração nas Cortes de Justiça do País.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp