POLÍTICA
Prefeitura vai subsidiar passe livre para os estudantes de JP
'Passe Livre' dos estudantes da rede municipal de ensino será subsidiado pela prefeitura de João Pessoa.
Publicado em 04/01/2013 às 6:00
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) confirmou que dispõe dos recursos para subsidiar o passe livre para os estudantes da rede municipal de ensino nos horários das aulas. O anúncio foi feito nesta semana pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), e, segundo o secretário da Secretaria de Educação e Cultura, Luís Sousa Júnior, conforme prometido, a meta será cumprida nos primeiros 100 dias de governo.
Segundo os dados do último Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), do Ministério da Educação, a rede de escolas municipais da capital contabiliza mais de 55 mil alunos matriculados. Além disso, conforme a PMJP, neste ano foram disponibilizadas 4.500 vagas para alunos novatos – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.
Através da assessoria de imprensa, Luís Júnior afirmou que a secretaria está analisando os dados mais atualizados – tendo em vista que o período de matrículas da rede seguem até 31 de janeiro.
Além disso, acrescentou que deverá se reunir com o superintendente da Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Pereira, nos próximos dias. “No período destes 100 dias, os alunos já contarão com o passe livre, sem prejuízos à população”, informou o Luís Júnior.
Conforme o superintendente Nilton Pereira, várias secretarias estão envolvidas no processo e a Semob trabalhará para operacionalizar o passe livre. “Deveremos entrar com o sistema de digitais eletrônicas para cadastrar os cartões dos alunos da rede municipal e viabilizar a gratuidade. Mas ainda deveremos sentar para acertar os pontos”, comentou.
AUDIÊNCIA
Após o reajuste que elevou as passagens de ônibus de R$ 2,20 para R$ 2,30 na capital, representantes dos estudantes se reuniram ontem com o secretário da Secretaria Governamental de Articulação Política (Segap), Rodrigo Soares, para solicitar uma audiência pública com o prefeito Luciano Cartaxo.
Os estudantes querem debater o reajuste no valor das passagens de ônibus coletivo. De acordo com o secretário, o prefeito está disposto a dialogar e aprofundar o tema com os estudantes.
“Luciano Cartaxo já autorizou o aumento da frota de ônibus nos bairros periféricos. A ideia é diminuir o tempo de transporte das pessoas até o local de trabalho. Mas vamos tentar encaixar, na agenda do prefeito, uma reunião com os estudantes, na próxima semana”, disse Rodrigo Soares.
Os estudantes que foram recebidos pelo titular da Segap afirmaram que irão aguardar a confirmação da data da reunião com o prefeito. “Precisamos discutir, de modo mais aprofundado, essa questão do transporte público coletivo”, disse Thales Lopes, um dos representantes da classe estudantil.
Comentários