icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Secult confirma chegada de Alex Klein como regente da OSPB

Com a saída de João Linhares, o gaúcho Alex Klein assume a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Publicado em 04/01/2012 às 9:00

Como o JORNAL DA PARAÍBA adiantou, em matéria de capa publicada no último sábado, o músico Alex Klein é o maestro escalado para reger a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) na temporada de 2012.

A notícia foi confirmada na manhã de ontem pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult) e pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em coletiva aberta à imprensa no Casarão dos Azulejos, em João Pessoa.

Na reunião, que contou com a presença do novo regente, do secretário da Cultura, Chico César, e da presidente da Funesc, Lu Maia, o nome de Klein foi anunciado para uma gestão que, de acordo com as palavras de Chico César, pretende “restaurar o prestígio da orquestra” com a experiência internacional do gaúcho.

O oboísta, que já atuou em países como os EUA e a China, substituirá João Linhares, que estava no cargo desde fevereiro de 2011. “Tentamos uma solução 'endógina' para a OSPB no ano passado, tirando um maestro do quadro da própria orquestra”, contou Chico César, na abertura da coletiva.

“O diagnóstico que fizemos foi que, apesar de Linhares ter caminhado na direção correta, na visão da Secult, pouca coisa deu realmente certo e os músicos 'estranharam' o maestro”, concluiu o secretário, referindo-se às discordâncias entre os músicos diante das diretrizes impostas por Linhares no decorrer da temporada anterior.

Chico César também contou que chegou a cogitar a possibilidade de ter dois maestros à frente da OSPB: um para as apresentações e outro para os ensaios, mas que o convite aceito por Klein com a condição de se fixar em João Pessoa pesou na nomeação.

“Klein não só virá morar aqui na Paraíba, como também irá trazer de volta, consigo, alguns grandes músicos que deixaram a orquestra em razão de discordâncias”, informou Chico César.

NÍVEL INTERNACIONAL
Segundo Alex Klein, a decisão de atuar à frente da OSPB já fora tomada antes mesmo do convite: “Quando conversamos, Chico César e eu, já havia anseios meus no convite dele. Era como se eu já tivesse aceitado o convite antes até de ele ser feito", brincou o maestro.

"Quero imprimir na OSPB o nível orquestral que encontrei em minha passagem por Chicago (EUA) e também exercitar minha paixão pela ação social”, afirmou quem, há dez anos, recebia o Grammy pela gravação do 'Concerto para oboé e pequena orquerstra', de Richard Strauss (1864-1949), com a Orquestra Sinfônica de Chicago.

A ação social irá nortear uma das propostas de Klein para a OSPB: a partir do próximo mês de abril, o regente coordenará uma conferência que prevê a implantação do Programa de Interação entre Músicas e Artes (Prima), desenvolvido junto ao Governo do Estado no sentido de promover cidadania através da música.

“Queremos ensinar cidadania com o violino na mão”, enfatizou Alex Klein, que tem como meta, até 2013, a criação de pólos de ensino e prática de música instrumental na capital e no interior do Estado.

“Incluiremos não somente orquestras e escolas de música no Prima, mas também bandas, corais e fanfarras de João Pessoa e de grandes cidades do interior”.

As iniciativas reforçam a visão de Klein de uma orquestra como “símbolo de uma cultura avançada” e “cartão de visitas internacional de um Estado”. Elas visam a um sucesso conquistado “não apenas com aplausos, mas com investimentos na orquestra”, ressaltou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp