icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba realiza Curso de Qualificação dos Gestores do SUS

Trata-se de um Curso na modalidade a distancia, e momento presencial que vai acontecer na UFPB, nesta quinta no turno da tarde, e na sexta durante todo o dia.

Publicado em 29/10/2009 às 15:16

Do SUS

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e apoio da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba e do Conselho de Secretarias municipais de saúde da Paraíba, realizam, a partir desta quinta(29), em João Pessoa, o Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS, reunindo 236 gestores em saúde de 65 municípios do estado.

A solenidade de abertura será no Teatro Santa Roza, das 8 às 12h, com a presença do Reitor da UFPB, Rômulo Polari, do Secretário Estadual de Saúde, José Maria de França e da Presidenta do Conselho de Secretarias Municipais da Paraíba, Porcina Trigueiro.

Trata-se de um Curso na modalidade a distancia, e momento presencial que vai acontecer na UFPB, nesta quinta no turno da tarde, e na sexta durante todo o dia.

Objetivos

A intenção é fortalecer o Sistema Único de Saúde e rede de formadores para o SUS. Inicialmente haverá a qualificação de cerca de 7,5 mil gestores de todo o país, levando em conta aspectos regionais da atenção à saúde, ou seja, o desenvolvimento capacidades para gestão do SUS, na perspectiva de equipes gestoras referenciadas na regionalização da atenção à saúde. Na Paraíba serão inicialmente formados 236 alunos.

O aluno selecionado para esta primeira turma é trabalhador da área da saúde, indicado pelo seu gestor, desempenhando funções estratégicas na gestão dos serviços e sistemas de saúde. Deverá dedicar sete horas semanais à realização de seus estudos, sem precisar se deslocar de seu local de trabalho ou da residência.

Segundo o coordenador pedagógico, Volmir Brutscher, o curso terá 180 horas/aula e exigirá, no mínimo, sete horas de dedicação semanal do aluno. “Além dos momentos presenciais, que totalizam 24 horas/aula, são estratégias de aprendizagem o relato da vivência prática de cada gestor com suas especificidades, e o enfrentamento de situações-problema, acompanhadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem. Cada aluno vai receber um kit contendo CD com publicações sobre o Pacto pela Saúde, CD com apresentação do curso, caderno de orientação e caderno de textos, com conteúdo referente aos quatro módulos”, garantiu Brutscher.

O curso, estruturado de forma a estimular o processo de regionalização da atenção à saúde, está organizado em quatro unidades de aprendizagem: Fundamentos do SUS; Gestão da Atenção à Saúde; Gestão das Vigilâncias em Saúde; e Gestão da Promoção da Saúde.

De acordo com Coordenador Estadual do Evento, Murilo Wanzeler, “a articulação e pactuação política desse processo formativo, isto é, a definição de vagas para a Paraíba se efetivou por meio de Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PB), mediante as idéias-força de práticas inovadores de gestão para o fortalecimento da regionalização em saúde entre aluno-equipe operando em rede de parceria”.

Além de tutores, a UFPB, através da coordenação de Educação à Distância (EAD) vai disponibilizar laboratórios de informática para que a equipe de condução possa acompanhar o processo educacional de cada aluno. O curso também contará com toda a estrutura de ensino à distância que a ENSP disponibiliza.

Parceria

A iniciativa do Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS, faz parte do Programa Nacional de Qualificação de Gestores e Gerentes do SUS – Mais Saúde – Ministério da Saúde e Coordenado em âmbito nacional pela ENSP. Na Paraíba a coordenação técnico-pedagógica é de responsabilidade do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – NESC, com apoio do Centro de Ciências da Saúde e da coordenação de EAD / UFPB, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde(SES-PB) e o Conselho de Secretarias Municipais da Paraíba(COSEMS-PB).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp