icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Litoral Sul de Alagoas encanta com suas belezas

Território é concorrido entre os surfistas e aventureiros de plantão, mas sempre tem espaço para gente de outras tribos.

Publicado em 13/04/2014 às 8:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:18

No Litoral Sul do estado de Alagoas, uma praia se destaca pelas belezas naturais e pela hospitalidade do povo que recebe cada vez mais visitantes. As areias da Praia do Francês são disputadas por turistas e moradores da região durante o ano inteiro. O território é concorrido entre os surfistas e aventureiros de plantão, mas sempre tem espaço para gente de outras tribos e até mesmo famílias com crianças.

Localizado na cidade histórica de Marechal Deodoro, a 21 quilômetros de Maceió, o destino é um dos locais mais badalados do litoral alagoano com opções de diversão para todos os gostos. Cercada por recifes de coral e coqueiros, a Praia do Francês reúne atrativos que agradam crianças e adultos. Do lado direito ficam as ondas mais fortes e do lado esquerdo o mar é tranquilo e calmo, com uma paisagem exuberante. A areia fofa e branquinha costuma ficar lotada de guarda-sóis e crianças com seus apetrechos. É nesta parte, também, onde ficam os bares e restaurantes de petiscos.

Com suas ondas tubulares, a Praia do Francês se tornou um dos destinos favoritos dos surfistas de todo o mundo e já serviu de palco para vários eventos ligados ao esporte, como campeonatos de surf nacionais e internacionais. O motivo são as ondas simétricas que chegam a dois metros de altura e formam uma espécie de túnel perfeito para quem pratica o esporte.

Outra atração da praia são os passeios de barco até o banco de corais, onde é possível mergulhar nas piscinas naturais, caso a maré esteja baixa. Os visitantes também podem se divertir no banana-boat e fazer aulas de surf, caiaque e mergulho.

Para quem procura por descanso e tranquilidade, uma opção é conhecer o centro histórico de Marechal Deodoro, onde ficam as igrejas e conventos da cidade, que é considerada Patrimônio Histórico Nacional desde 2006. Muitas das construções foram erguidas ainda no século 16 pelos portugueses que colonizavam o Brasil e hoje são abertas ao público para visitação, como o Museu de Arte Sacra do Estado de Alagoas Dom Ranulpho da Silva Farias, que conserva uma bela estrutura barroca. Além disso, é possível conhecer a casa onde morou o proclamador da república brasileira – que foi homenageado dando o nome à cidade onde morou – e também o Palácio Provincial.

SOSSEGO E DIVERSÃO
Um pouco mais ao sul do estado fica a cidade de Barra de São Miguel, a 33 quilômetros da capital alagoana. Conhecido pelo mar tranquilo de águas claras e verdes, o município atrai turistas interessados em descansar num cenário paradisíaco. E este é o lugar.

Na Praia do Gunga, o visitante pode optar pelo passeio de buggy e conhecer as falésias de areia colorida ou admirar o encontro do mar com as águas mornas da Lagoa do Roteiro.

Quem escolher a segunda opção pode ainda se deliciar nos quiosques que servem pratos de frutos do mar para ninguém botar defeito. É também o lado mais movimentado da praia com mais de 10 bares à disposição do turista. Já do outro lado, a praia parece deserta e é possível caminhar pela longa extensão de terra. Como se trata de uma propriedade particular, a praia tem cercas de proteção entre os coqueiros que costeiam toda a sua extensão, mas nem elas são capazes de tirar a beleza do lugar.

Para quem busca aventura, uma pitada de adrenalina é sempre bem-vinda. Na Ponte do Gunga, que dá acesso à praia, é possível praticar rapel e tirolesa com o auxílio de guias. Para isso, é necessário fazer o agendamento prévio. Outras opções de diversão são oferecidas na própria praia, como os passeios de jet ski e jangada ou até mesmo a pesca.

Para chegar ao Gunga, o turista pode ir de carro e atravessar a fazenda de cocos gratuitamente ou pegar uma embarcação, como lanchas ou escunas, que leva até 20 minutos para chegar à praia.

Onde ficar

Hotel Ponta Verde
Rua das Algas, 300
Praia do Francês
Tel: (82) 2121-0990
www.hotelpontaverde.com.br

Pousada Sempre Graciosa
Rua Cavalo Marinho, 21
Praia do Francês
Tel: (82) 3260 1197
www.sempregraciosa.com.br

Hotel Portal Duleste
Rua Edson Frazão, 108
Barra de São Miguel
Tel: (82) 3272-1089
www.hotelportalduleste.com.br

Village Barra Hotel
Rua Senador Arnon de Mello, 65
Barra de São Miguel
Tel: (82) 3272-1000
www.villagebarrahotel.com.br

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp