icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Estrangeiros buscam qualificação na Paraíba

Estado vem se destacando cada vez mais na produção e fomento de pesquisas na área de tecnologia, atraindo alunos estrangeiros.

Publicado em 01/08/2012 às 6:00


Foi-se a época em que estudantes brasileiros necessitavam dar a volta ao mundo para ter acesso a estudos qualificados na área de tecnologia. A Paraíba vem se destacando mundo afora como uma das grandes referências na produção e fomento à pesquisa nos estudos em tecnologia, trazendo estudantes de diversas nacionalidades para intercâmbio científico nas universidades do Estado.

Em João Pessoa, um dos centros de referência nesses estudos é o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que conta com um programa contínuo de acolhimento de estudantes estrangeiros, realizado através de parceria entre a universidade paraibana e outras instituições de ensino estrangeiras.

Aluno do Mestrado em Interação Humano-Computador, da Universidade do Estado de Nova Iorque – Oswego (State University of New York at Oswego), o estudante Bryan Kern é um desses pesquisadores que encontrou na Paraíba uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos acadêmicos na área de tecnologia. Segundo o pesquisador, a escolha do Lavid se deu após pesquisa apurada entre diversas instituições que seguem sua linha de estudos.“

Me candidatei para um programa de intercâmbio que contemplava a UFPB como destinatária. Meu orientador nos Estados Unidos me aconselhou a buscar experiência internacional, trabalhando em projetos fora do meu pais. Tenho amigos que estiveram no Lavid em edições passadas do programa de intercâmbio, e me recomendaram o lugar”, contou Bryan Kern.

O estudante, que está de malas prontas para retornar ao país de origem, disse ter ficado satisfeito com a oportunidade de estudar na universidade acolhedora. “Fico feliz de ter tido a oportunidade de estar aqui. Conheci um estilo de vida diferente daquele ao qual estava acostumado nos Estados Unidos. Vejo na Paraíba um grande potencial de crescimento na minha área de estudos”, disse.

A coordenadora do Lavid, Tatiana Tavares, explicou a crescente procura dos estudantes estrangeiros na Paraíba. “Já recebemos estudantes franceses, alemães, americanos e iraquianos. Nosso Estado tem se mostrado uma referência para pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Nossas universidades UFPB e UFCG têm participação ativa em diversos segmentos de pesquisa nacional e internacional”, comentou.

Segundo a professora, o acolhimento dos estudantes é benéfico para ambas as partes, pois promove a interação intelectual e cultural entre os alunos estrangeiros, brasileiros e as universidades. “Os estudantes atuam em projetos de pesquisa em conjunto com os alunos brasileiros. As trocas são sempre bem vindas, pois incrementam o processo de crescimento profissional e tecnológico. Acredito que programas de intercâmbio oportunizam essa valorização da troca de conhecimento e profissionalização da capacitação”, concluiu Tatiana Tavares. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp