icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Municípios combatem falhas na construção de imóveis

Cajazerias tem quatro fiscais para monitorar uma área com 58,5 mil habitantes.

Publicado em 27/05/2012 às 8:00

O secretário de Planejamento da cidade de Cajazeiras, Luiz Gonzaga Neto, informou que a prefeitura já está intensificando a fiscalização de obras irregulares e garantiu que o munícipio vai fazer uma “varredura” em todos os bairros da cidade para regularizar os novos loteamentos.

O relatório do mapeamento será encaminhado ao Ministério Público (MP-PB) até o final de julho e as obras com problemas não receberão o 'Habite-se', documento que autoriza a ocupação do imóvel após a construção.

Dados da Secretaria de Planejamento apontam que 15 novos loteamentos surgiram no município apenas nos últimos quatro anos. Segundo a prefeitura, o crescimento desordenado começou a ocorrer nos últimos quatro anos, principalmente após o lançamento do Programa 'Minha Casa, Minha Vida'.

“Vivemos um boom da construção com a injeção de recursos públicos no mercado e Cajazeiras é hoje uma das cidades onde o setor mais cresce no Estado. Agora vamos ter de nos adaptar e já estamos promovendo mudanças para contemplar uma cidade mais planejada e com um projeto urbano melhor elaborado”, avalia Gonzaga Neto.

O município conta apenas com quatro fiscais para monitorar uma área com 58,5 mil habitantes.

Para reforçar a equipe e cumprir o prazo determinado pelo MP-PB, foram contratados oito estagiários. O grupo de fiscais foi dividido para atuar simultaneamente em quatro zonas: norte, sul, leste e oeste.

A Secretaria de Planejamento estuda a viabilidade de modificar o Plano Diretor do município para determinar padrões diferenciados de construção entre os bairros da cidade. O objetivo é autorizar a construção de casas menores em áreas populares.

Após a elaboração, o projeto dependerá ainda de aprovação na Câmara de Vereadores para entrar em vigor.

Multa
Para evitar que o problema se agrave, um acordo entre o MP-PB e a prefeitura foi firmado através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O documento proíbe o município de emitir Alvarás de Construção ou 'Habite-se' para prédios residenciais ou comerciais erguidos em desacordo com a lei.

O município se comprometeu ainda a realizar uma fiscalização nos próximos 60 dias para detectar a realização de obras irregulares e notificar os responsáveis. O resultado do levantamento sobre todas as irregularidades encontradas deverá ser encaminhado ao MP-PB.

Se todas as determinações da promotoria não forem cumpridas, a prefeitura será punida com multa no valor de R$ 1 mil por dia e ainda terá de responder judicialmente a uma ação civil pública. Se as irregularidades persistirem, o MP-PB poderá mover uma ação por improbidade administrativa contra os gestores do município.

Com o TAC, o Cartório de Registro de Imóveis de Cajazeiras que emitir a documentação para imóveis com metragem e estrutura fora dos padrões também é obrigado a informar cada caso irregular ao Ministério Público.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp