icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Investidor precisa de cautela

Ano começa com incertezas no cenário financeiro.

Publicado em 05/01/2014 às 8:00 | Atualizado em 22/05/2023 às 12:41


O ano de 2014 começou com muitas incertezas acerca das aplicações financeiras, graças ao saldo de oscilações ocorridas durante todo 2013, marcado por difíceis ganhos acima da inflação nos investimentos. Analistas de mercado são categóricos quando aconselham tanto investidores novatos como experientes neste novo ano: cautela é a palavra da vez, levando em conta que este não é o momento para grandes aventuras e sim planejamento e proteção do dinheiro já investido.

Por ser um ano de grandes acontecimentos no Brasil, ainda é nebuloso para se definir como se comportará o mercado de aplicações nos próximos meses, o que leva especialistas a acreditarem em um ano de incertezas. A consultora de investimentos Talitha Andrade, da FuturaInvest, acredita que 2014 será marcado por oscilações no mercado.

“Será um ano de incertezas, espera-se por volatilidade nos mercados e sem tendências bem definidas. Copa do Mundo no Brasil, eleições, decisões do governo atual vão pautar os movimentos domésticos. No resto do mundo é esperada a melhora contínua na economia americana e nas economias europeias, mas ainda em um ritmo lento”, disse a especialista de mercado.

Com esse possível cenário, Talitha Andrade defende maior precaução dos investidores já experientes e planejamento minucioso para quem pensa em entrar no mercado das aplicações financeiras. “É um ano para proteção dos investimentos para quem já esta alocado e de estar atento às oportunidades que possam aparecer”.

Pesquisar e estudar o mercado é primordial para quem quer ter sucesso no mundo das aplicações financeiras, por isso quem já está dentro do mercado deve adotar ações básicas.

“Primeiramente é necessário fazer um balanço dos seus investimentos, verificar se seus produtos estão satisfatórios, se estão condizentes com as taxas médias do mercado e com o que se propõem a fazer. Estudar constantemente será o diferencial para quem está acompanhando as tendências do mercado”.

Já aqueles que buscam entrar no mercado de aplicações financeiras devem adotar algumas precauções antes de iniciar os investimentos. “A primeira dica para qualquer pessoa que esteja querendo investir primeiramente é definir seu perfil.

Depois de definido o perfil, é preciso procurar uma boa assessoria financeira, que possa sugerir produtos que se adequem às suas necessidades”, disse Talitha Andrade, que também é sócia diretora da FuturaInvest.

A especialista destacou ainda que, aos iniciantes, o acompanhamento de profissionais capacitados é essencial, já que cada investidor tem necessidades e realidades específicas.

“Não existe uma solução generalizada para todos os investidores, cada um vai estar disposto a assumir determinado risco para no futuro alcançar determinada rentabilidade”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp