icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TSE aprova tropas federais para Campina Grande

O emprego de força federal em Campina Grande em segundo turno somente ocorreu nas eleições gerais de 2002.

Publicado em 27/10/2012 às 10:00

Cerca de 450 homens do Exército vão atuar no segundo turno das eleições, em Campina Grande, ficando à disposição da Justiça Eleitoral, a partir de hoje. O pedido de envio das tropas federais para o município foi deferido pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Dias Toffoli, a referendo do plenário, para garantir a segurança e a normalidade do pleito de amanhã.

A solicitação foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que concordou, de forma unânime, com o requerimento de tropas federais assinado pelos juízes eleitorais das 16ª, 17ª, 71ª e 72ª Zonas, respectivamente, Cláudio Antônio de Carvalho Xavier, Ruy Jander Teixeira da Rocha, Giovanni Magalhães Porto e Ely Jorge Trindade, que, em suas alegações, mantiveram as preocupações com o bom andamento do pleito evitando abusos, transgressões e acirramento.

Com base em informações coletadas, o ministro informou também que o TSE deferiu o uso de força federal no município paraibano no primeiro turno das eleições de 2002, 2004, 2006, 2008 e 2010. Já o emprego de força federal em Campina Grande em segundo turno somente ocorreu nas eleições gerais de 2002.

“Observo que, em decisão recente, este Tribunal Superior estabeleceu como regra não autorizar o envio de força federal às localidades em que o governador tenha dado garantia de segurança no dia da eleição”, destacou Dias Toffoli.

O ministro acrescentou, ainda, que o governador da Paraíba informou que a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social tem condições de assegurar a normalidade do segundo turno da eleição em Campina Grande. Entretanto, o governador comunicou, ao ser consultado, que não se opõe ao envio de força federal ao município, questão, inclusive, já negociada com o TRE paraibano.

EFETIVO DA PM
O comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Walter Augusto, revelou que vão atuar no município de Campina Grande e seus distritos 450 militares. Destes, 350 são lotados na unidade local e mais 100 soldados do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, de João Pessoa.

De acordo com ele, os policiais atuarão no patrulhamento ostensivo nas principais vias da cidade e locais de apuração, bem como em atividades de apoio logístico, na segurança e na manutenção da ordem pública.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp