POLÍTICA
Governo quer todos conectados à internet até 2018, diz ministro das comunicações
Ministro espera que até 2016 seja regulamentado o marco civil da internet, que ainda está em discussão no Congresso Nacional.
Publicado em 10/11/2015 às 10:00
Em visita à Paraíba, onde participou do 'Dia 0' do Fórum de Governança da Internet (IGF), no Centro de Convenções de João Pessoa, o ministro das Comunicações, André Figueiredo afirmou que a pretensão do governo federal é garantir que até 2018 todos os brasileiros estejam conectados à internet. Para garantir mais segurança aos usuários da rede mundial de computadores, o ministro espera que até o próximo ano seja regulamentado o marco civil da internet, que ainda está em discussão no Congresso Nacional.
Para o ministro, o evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é o oportunidade para discutir a segurança na internet e grande dependência dos Estados Unidos. A ideia do ministro é discutir com a agência que regula a internet mundialmente uma forma de ampliar a segurança para que cada governo tenha liberdade interna e acabar com a dependência de provedores externos. “Se nós formos analisar nós temos ainda uma dependência muito grande dos Estados Unidos”, avaliou o ministro.
Figueiredo lembrou que o Brasil apresentou o marco regulatório da internet que atualmente serve de parâmetro para vários outros países. “O que nós precisamos agora é fazer a regulamentação do marco civil da internet. Esperamos que em 2016 nós possamos avançar na discussão e consequentemente na regulamentação do marco civil da internet que serve hoje de exemplo para vários países”, disse.
Antes do Fórum o ministro visitou um condomínio do programa 'Minha Casa Minha Vida', no Bairro do Gramame. O condomínio é o primeiro a contar com acesso à internet banda larga, por cabos de fibra óptica. Atualmente, mais de cem casas têm conexão à internet com um custo acessível. O projeto é desenvolvido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid). Figueiredo garantiu que o modelo de inclusão digital será replicado em outros condomínios do programa 'Minha Casa Minha Vida'.
“É um complemento a essa grande ação de resgate da cidadania, de morar com dignidade, que a presidente Dilma tem feito questão, cada vez, de alavancar mais recursos para o programa. Agora, ao concluirmos a estrutura de fibra ótima, chega a internet com velocidade adequada para essa população que na maioria das vezes ainda estava excluída do acesso à internet”, arrematou.
Comentários