COTIDIANO
CPTran faz 1,4 mil notificações em CG
Além do caráter repressivo, as fiscalizações têm o objetivo de conscientizar os pais sobre os riscos desse tipo de transporte.
Publicado em 31/03/2012 às 6:30
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro ao determinar que só devem ser transportadas em motocicletas, motonetas e ciclomotores as crianças com idades a partir de sete anos e que possuam condições de cuidar de sua própria segurança. Mas, quem costuma trafegar pelas ruas de Campina Grande pode perceber que muitos pais desrespeitam a lei e colocam em risco a vida dos próprios filhos.
Desde a intensificação da operação da Companhia de Trânsito de Campina Grande (CPTran) nas ruas da cidade, iniciada no mês de janeiro, já foram registradas cerca de 1,4 mil notificações de condutores de motos e carros que estavam praticando algum tipo de irregularidade e, deste total, uma média de 70 ocorrências tratam de motociclistas que estavam conduzindo crianças com idade inferior a sete anos.
O comandante da CPTran, major Eduardo Jorge, alertou os pais para o perigo de transportar crianças em motocicletas. “No caso de uma manobra inesperada, a criança não tem força suficiente e atitude para manter-se seguro e evitar uma queda e muitas vezes pode acabar em tragédia”, alertou o major Jorge.
Além do caráter repressivo, as fiscalizações e o cerco em torno de motoristas que transitam pela cidade irregularmente têm o objetivo de conscientizar os pais e responsáveis sobre os riscos desse tipo de transporte. “Aqui a gente encontra todos os dias. E às vezes não é nem ao menos uma só criança. Em muitos casos são várias sendo levadas, sem capacetes”, observou o mototaxista Claudemir Galdino, de 56 anos, garantindo não realizar esse tipo de transporte.
O major assegurou que as fiscalizações serão mantidas no intuito de coibir essa prática que desrespeita o Código de Trânsito Brasileiro. “Vale destacar que as crianças maiores de sete anos devem ser transportadas na garupa e sempre com uso do capacete”, destacou.
Comentários