ECONOMIA
'Curtidas' ajudam na estratégia de marketing
Site criado por paraibanos mede popularidade dos produtos a partir da quantidade de 'curtidas' que eles recebem no Facebook.
Publicado em 19/09/2012 às 6:00
Especialistas em publicidade costumam dizer que a propaganda é a alma do negócio. Nas redes sociais, essa divulgação pode ser ainda mais potente, visto que o mundo virtual junta a ampla visibilidade de compartilhamento, sem muitos custos para a empresa.
Essa promoção, agora, pode ficar ainda mais forte, com a criação de sites que servem como termômetro de popularidade para as empresas na internet. Exemplo desses é o site LikeMeter, desenvolvido por dois paraibanos e capaz de medir a popularidade de determinado produto através das 'curtidas' no Facebook (ação na rede social que significa que os usuários gostaram de determinado assunto).
A professora universitária Ana Paes de Barros, especialista em relacionamento mercadológico nas mídias digitais, explicou o potencial que as redes sociais têm para o sucesso das empresas. “Estar na internet é uma condição de sobrevivência para a empresa. As pessoas estão nesse ambiente digital, a cultura digital já faz parte de nosso dia a dia, e as empresas precisam estar onde seus públicos estão”, comentou.
De acordo com a professora, é essencial que as empresas entendam a linguagem de seu público, que pode ser o principal fator para a popularidade de determinada marca. “Não basta estar presente, tem que saber dialogar com o consumidor, saber de suas preferências e analisar as necessidades. Isso pode ser determinante para a popularização de uma empresa”, disse Ana Paes de Barros.
O conceito do LikeMeter é simples: criar gráficos comparativos de popularidade entre, no mínimo, dois parâmetros, que podem ser produtos, empresas, locais e até pessoas. A ideia do site é medir a popularidade de determinadas páginas no Facebook. Por exemplo, o usuário que quer descobrir qual restaurante tem mais usuários satisfeitos com seus serviços, escolhe as páginas dos restaurantes A, B e C e clica em “criar”, que irá gerar o comparativo de "aceitação".
Para catalogar a popularidade, o site pega informações diretamente do Facebook, que encaminha o número atualizado de curtidas nas 'FanPages' ('Páginas de Fã', em português livre) da rede social. Segundo um dos desenvolvedores do LikeMeter, o professor universitário Paulo Henrique Serrano, essa é uma das vantagens da pesquisa pelo site. “As pesquisas e enquetes convencionais dão margem para uma mesma pessoa votar mais de uma vez em determinada opção. No nosso comparativo, isso não acontece, porque o Facebook só permite uma 'curtida' por usuário”, explicou.
A usabilidade do site também é descomplicada. O usuário acessa a página do LikeMeter, clica no link “crie seu próprio gráfico”, e preenche um formulário com campos que servirão de base para o comparativo.
Segundo Paulo Henrique Serrano, o serviço surgiu a partir da necessidade de se fazer comparativos mais precisos nas redes sociais. “O site foi feito em apenas três semanas. Percebemos que algumas pesquisas eleitorais eram deficientes e resolvemos criar algo que pudesse mapear o que as pessoas estão 'curtindo' no Facebook”, revelou.
Apesar do objetivo inicial ser o mapeamento da intenção de votos das eleições 2012, o desenvolvedor percebeu que o site poderia ampliar os comparativos. “Queremos que o site sirva para fazer qualquer tipo de comparativo. O usuário é livre para fazer as análises que julgar necessárias, por isso não restringimos a comparações políticas”, comentou.
Para as empresas, a página é uma excelente ferramenta de marketing, conforme explicou Paulo Henrique Serrano. “É muito interessante para as empresas, porque elas podem, por exemplo, fazer o comparativo com suas concorrentes e identificar como anda sua popularidade no Facebook, podendo traçar estratégias de marketing para aumentar a popularidade na internet”, explicou.
De acordo com Paulo Henrique, o site está em fase de testes, mas a procura pelos serviços vem crescendo. “Na primeira semana de funcionamento, a página teve mais de 300 acessos.
Esperamos que esse número seja maior nos próximos dias, porque estamos começando a fase de divulgação do site. Estamos verificando a popularidade da página, estudando como podemos melhorar o sistema”, disse.
O site foi desenvolvido por Paulo Henrique Serrano, em parceria com o desenvolvedor e professor universitário Gustavo Carvalho. O projeto teve produção independente, sem patrocínio público ou privado.
OUTROS TERMÔMETROS
O Google, gigante do mercado tecnológico, também tem seu 'termômetro' de popularidade. O Insights for Search (http://www.google.com/insights/search/), Google Percepções de Busca, em português livre, é uma ferramenta de pesquisa, onde se pode comparar padrões de volume de pesquisa em regiões, categorias, períodos e propriedades específicas.
Para fazer a busca, o usuário digita os termos que deseja pesquisar, podendo filtrar a busca por país, ano e categoria. Ao término do preenchimento, será gerado um gráfico com o volume de pesquisas realizadas no site de buscas.
(Especial para o JP)
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