POLÍTICA
José Alencar deixa hospital Sírio-Libanês e diz que tem sentimento de 'gratidão'
Ele seguirá para Estados Unidos ainda nesta terça-feira (4). Vice-presidente se recupera da 15ª cirurgia, realizada em julho.
Publicado em 04/08/2009 às 12:10
Do G1
O vice-presidente da República, José Alencar, recebeu alta médica na manhã desta terça-feira (4) e deixou hospital Sírio-Libanês por volta das 12h.
"Estou saindo de mais um batalha, mas estou consciente: é uma guerra contra o câncer. Eu tenho que dar continuidade a esse tratamento", disse o vice-presidente ao deixar o hospital.
Questionado sobre qual o sentimento sobre deixar o hospital após semanas, Alencar respondeu que tem "gratidão". "Meu sentimento maior é de gratidão. Gratidão a Deus, às pessoas que estão fazendo uma verdadeira corrente", disse.
O vice-presidente disse que vai nesta terça-feira (4) para Houston, nos EUA, para continuar o tratamento experimental contra o câncer. Ele afirmou que está esperançoso de que esse novo remédio seja eficaz no tratamento. Alencar disse que o medicamento não existe no Brasil e que precisa ir pessoalmente para buscá-lo nos EUA. "Esse remédio não existe no Brasil, eu participo da equipe que está desenvolvendo o medicamento", explicou.
Depois de voltar dos EUA, na quarta-feira (5), deve ficar cerca de três dias em São Paulo. Ele disse esperar que não seja necessário que ele fique novamente internado no Hospital Sírio Libanês. O vice-presidente afirmou também que já se alimenta normalmente, ainda que com cuidados. "O que eu gosto é um torresminho, mas por enquanto eu acho que ainda não posso", disse.
Crise no Senado
Sobre a crise no Senado, ele afirmou que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), tem condições de tomar uma boa decisão.
"Eu acho que naturalmente as questões do Senado são questões da Casa, do Poder Legislativo. Nós não podemos nos intrometer, é uma briga deles. É uma coisa lastimável, nós precisamos fortalecer a democracia. E o fortalecimento da democracia pressupõe respeito às casas do Congresso Nacional", frisou.
Cirurgia
Alencar, que luta contra um câncer no abdome há 12 anos, realizou a 15ª cirurgia. O procedimento durou aproximadamente quatro horas e meia. Os médicos fizeram uma colostomia, procedimento pelo qual foi instalada uma sonda ligada a uma bolsa do lado externo do corpo para recolher os resíduos do vice-presidente.
Veja o informe divulgado pelo hospital nesta terça-feira (4):
"AVISO DE ALTA - VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR
O Vice-Presidente da República, José Alencar, recebeu alta nesta terça-feira, 04 de agosto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde esteve internado após cirurgia realizada pelos Profs. Drs. Raul Cutait e Ademar Lopes, em 24/07, para correção de obstrução intestinal causada por tumores abdominais.
O Sr. José Alencar deverá deixar o Hospital às 12h.
A equipe médica que o acompanha é coordenada pelos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait e Roberto Kalil.
Dr. Antonio Carlos de Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Riad Younes
Diretor Clínico"
Comentários