CULTURA
Como se canta um baião no São João
Homenageando Luiz Gonzaga, cantor Alceu Valença apresenta o show 'Lua e Eu' nesta segunda-feira (25) no São João da capital.
Publicado em 23/06/2012 às 6:00
Na segunda-feira, o São João da capital paraibana recebe Alceu Valença, que traz em sua bagagem musical o show Lua e Eu, fazendo uma homenagem ao centenário de nascimento de uma das poucas referências musicais de sua vida: Luiz Gonzaga (1912-1989).
A apresentação gratuita, que será às 22h30, no Ponto de Cem Réis, no Centro Histórico, recria as canções que o menino Alceu ouvia no alto falante da praça em São Bento do Una, no Agreste pernambucano, o primeiro contato auricular com o 'Velho Lua'.
Além dos clássicos do seu conterrâneo homenageado, o garoto foi crescendo no meio de outros sons. “Os aboiadores da fazenda do meu pai, o cego de feira, o berimbau de bacia – não confundir com o da Bahia –, os violeiros como meu avô... Tudo isso influenciaria também o próprio Luiz Gonzaga”, relembra o cantor e compositor em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA.
No repertório de segunda-feira, músicas como “Juazeiro”, “Sabiá”, “Sala de Reboco”, “Respeita Januário”, “Pau-de-arara”, “Vem morena”, “Cintura fina” e “Xote das meninas”, além de sucessos do respaldo do próprio Alceu como “Coração bobo”, “Como dois animais”, “Embolada do tempo”, “Tropicana”, além do forró e baião como “Vou pra Campinas”, “Forró lunar” e “Turnê nordestina”. Duas das composições emblemáticas do cancioneiro popular do Nordeste vão ser cantadas juntas: “Asa Branca” e “Anunciação”.
Nas reminiscências, Alceu lembra de "Plano piloto", composição que escreveu (em parceria com Carlos Fernando) a pedido de Gonzagão. "Você vai cantando ligeirinho feito Jackson do Pandeiro. Aí, eu caiu no xote", relembra a fala do Seu Luiz, em imitação mediúnica.
“Luiz Gonzaga é um dos grandes poetas”, define. “Deveria ser tocado em todas as escolas e rádios do Brasil.”
OUTRAS ATRAÇÕES
Nesse fim de semana, Alceu Valença grava o videoclipe “Sala de reboco” com a paraibana Lucyane Alves, integrante do Clã Brasil. O grupo vai abrir o show do pernambucano na segunda-feira, às 21h. “Lucyane tem uma sonoridade elegante e um timbre maravilhoso”, avalia.
Neste sábado, véspera de São João, a partir das 21h, a cantora Renata Arruda canta sua homenagem a Gonzagão e músicas como “Xamego do pavio”, ganhadora do Forró Fest deste ano.
Em seguida, sobe ao palco principal do Ponto de Cem Réis o paraibano 'Rei da munganga' Genival Lacerda. Fecha a noite de São João o pernambucano Nando Cordel, que apresenta seu mais novo disco, Aconchego.
Comentários