CULTURA
Werneck em Recife
Exposição revisita obra do do ilustrador e artista carioca Paulo Werneck; vernissage acontece no Museu de Arte Moderna.
Publicado em 11/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 16:42
Nesta quinta, o Recife recebe a exposição Paulo Werneck - Muralista Brasileiro, uma viagem pela evolução da arquitetura moderna no Brasil através do ilustrador e artista carioca. O vernissage acontece às 19h, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), localizado na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. A entrada é gratuita.
Parceiro de Oscar Niemeyer (1907-2012), Paulo Werneck (1907-1987) tem a sua obra revisitada na mostra: os famosos Painéis da Pampulha (Belo Horizonte, MG), do Ministério da Fazenda, do Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro), do Senado e do Palácio do Itamaraty (Brasília), dentre outros 300 murais para residências, prédios públicos e comerciais.
No Recife, Paulo Werneck - Muralista Brasileiro coloca em evidência o painel criado para o prédio do Banco do Brasil, às margens do Rio Capibaribe, além de trazer ilustrações do artista para livros infanto-juvenis como a Lenda da Carnaubeira e Negrinho do Pastoreio.
“Paulo Werneck também teve uma intensa produção como ilustrador. Nessa exposição, porém, vamos nos deter mais aos murais criados por ele”, explica a curadora Claudia Saldanha, neta do artista carioca.
A exposição reúne um total de 103 projetos para painéis em guache sobre papel, além de documentos e reproduções fotográficas. Também serão exibidos o documentário Paulo Werneck - Arte e Raiz, dirigido por Paula Saldanha, e P. W. Pincéis e Painéis, vídeo de Vivian Ostrovsky.
A visitação do Mamam ocorre de terça a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados e domingos, das 13h às 17h. A exposição gratuita permanecerá até o dia 7 de setembro.
Comentários