VIDA URBANA
Transporte coletivo para em CG
Motoristas farão paralisação de uma hora, protestando contra a retirada do passe livre dos trabalhadores das empresas de ônibus.
Publicado em 14/03/2013 às 6:00
Os usuários de transporte coletivo de Campina Grande ficarão sem o serviço amanhã, durante uma hora. A partir das 10h, os cerca de 500 motoristas de ônibus da cidade farão uma paralisação das atividades, em protesto contra a retirada do passe livre dos trabalhadores das empresas de ônibus.
De acordo com Antonino Macedo, presidente do Sindicato dos Motoristas de Ônibus de Campina Grande (Simcof), o passe livre era uma conquista antiga dos trabalhadores e foi retirado desde o último dia 1º. Com a decisão, os empregados das empresas de ônibus só podem andar gratuitamente nos transportes coletivos quatro viagens por dia. A medida afeta cerca de 3.500 pessoas que antes utilizavam o sistema diariamente sem limitação no número de viagens.
“A gente não aceita essa decisão, que prejudica milhares de trabalhadores. É uma conquista antiga, firmada em acordo coletivo, e não pode ser retirada desta forma. Vamos protestar e durante uma hora desta sexta-feira, das 10h às 11h, os campinenses ficarão sem transporte público”, disse o sindicalista, acrescentando que a paralisação também servirá para protestar contra a demissão de funcionários e a má qualidade dos veículos em circulação, que coloca em risco a vida dos condutores.
Procurado pela reportagem do JORNAL DA PARAÍBA, o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sitrans), Anchieta Bernardino, informou que não houve retirada do passe livre, mas somente a substituição dos crachás, que já tinham vencido do prazo de dois anos e passaram a ser eletrônicos, para funcionar conforme o sistema de cartão que os passageiros utilizam.
Sobre a paralisação, Anchieta disse que não tinha sido informado oficialmente pelo Sindicato dos Motoristas e, por isso, não estava apto a emitir opinião sobre o assunto.
PARALISAÇÃO DE TRENS NA CAPITAL
As viagens ferroviárias na Região Metropolitana de João Pessoa vão ser paralisadas amanhã, das 8h às 13h, em protesto à falta de segurança nas estações que cortam a cidade. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado da Paraíba (Sintefep), assaltos, vandalismos e brigas de facções criminosas são comuns nas estações.
A assessoria da CBTU na Paraíba disse não poder se posicionar sobre a paralisação, já que não foi oficialmente informada do protesto, mas confirmou a insegurança rotineira nas estações.
O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Almeida Martins, informou que são realizadas rondas e fiscalizações do lado de fora e nas imediações das estações.
Comentários