COTIDIANO
Barreiros secam em Campina
Mais de 50% dos reservatórios já estão totalmente secos e os poucos que ainda dispõem de água estão com volume abaixo dos 10%.
Publicado em 14/03/2013 às 6:00 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:28
A busca por água na zona rural de Campina Grande está cada vez mais difícil para quem reside nessa área, e a situação dos 38 barreiros existentes já está calamitosa e afeta cerca de dez mil pessoas. Mais de 50% dos reservatórios já estão totalmente secos e os poucos que ainda dispõem de água estão com volume abaixo dos 10%, conforme informações repassadas pela Defesa Civil do município.
Desde a semana passada a Secretaria de Agricultura de Campina Grande iniciou um trabalho de limpeza nos barreiros com a utilização de dez máquinas, incluindo retroescavadeiras, tratores e caçambas. O intuito é preparar esses locais para receber a água das chuvas e aumentar a capacidade dos reservatórios.
O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, ressaltou que a zona rural do município conta com uma população de 22 mil pessoas e cerca de dez mil não têm acesso à água canalizada.
Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador da Secretaria de Agricultura do município, Reginaldo Bias, essas pessoas recebem água através de carros-pipa e muitas delas dependiam da água desses barreiros, que se encontram em sua maioria sem água.
“Os peixes já estão morrendo e a água não tem mais nenhuma utilidade para essas populações”, afirmou o engenheiro.
O secretário de Agricultura do município de Campina Grande, Guilherme Almeida, informou que qualquer proprietário de terra pode requisitar a limpeza dos barreiros e para isso basta procurar o setor de recursos hídricos da secretaria e informar os dados. Em seguida, uma equipe vai ao local para fazer o planejamento.
O secretário disse também que o trabalho foi iniciado na semana passada pelo distrito de Catolé de Boa Vista e naquela área existiam açudes que não eram limpos há mais de 20 anos.
“O nosso intuito é limpar os reservatórios para que fiquem preparados para receber a água das chuvas que poderão cair nos próximos dias”, ressaltou.
Comentários