POLÍTICA
OAB realizará ato público em defesa do CNJ
OAB/PB pretende mobilizar advogados do Estado para a manifestação em Brasília.
Publicado em 09/01/2012 às 10:46
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba (OAB/PB), Odon Bezerra, participará no próximo dia 31 de um ato público em Brasília em defesa das atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para processar e julgar processos envolvendo magistrados. O evento está sendo organizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e contará com participação de juristas, parlamentares, artistas, jornalistas e diversas entidades da sociedade civil.
O presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, foi convidado e já confirmou presença no ato, pois entende que o CNJ é fundamental para dar transparência à Justiça brasileira. “O Judiciário, entre todos os poderes, ainda é o mais fechado de todos, sendo que esse é um poder que tem que servir à sociedade", afirmou Odon.
Odon disse também que a Seccional irá mobilizar o maior número possível de advogados paraibanos para participarem da manifestação.
Já o presidente Ophir Cavalcanti destaca que “o CNJ ainda não avançou como deveria, ainda há resistências nos Tribunais superiores”. “Isso precisa ser vencido pela força da sociedade para que o Judiciário tenha mecanismos de transparência", enfatizou, ao criticar o corporativismo da ação da AMB, que obteve liminar concedida pelo ministro Marco Aurelio Mello.
Ophir lembra que o CNJ surgiu em 2005, dentro da Emenda Constitucional 45, como uma resposta aos reclames da sociedade em relação ao poder fechado que é o Judiciário.
Comentários