icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais acidentes de trabalho

Números da Previdência Social mostram aumento na quantidade de funcionários feridos em canteiros de obra na Paraíba.

Publicado em 03/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:02


Todos os dias, uma média de 14 pessoas sofrem algum tipo de acidente de trabalho, na Paraíba, segundo estimativas da Previdência Social. Só em 2011, foram contabilizadas 5.110 ocorrências dessa natureza. Destas, 525 envolveram operários da construção civil, o que representou uma média de três acidentados a cada dois dias.

Os números são do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, da Previdência Social, e mostram que a quantidade de funcionários feridos em canteiros de obra está aumentando na Paraíba. Em 2010, o Estado registrou 404 casos dessa natureza, enquanto em 2009 foram 388.

As informações colocaram construtores e órgãos judiciais em estado de alerta. Ontem, representantes do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB), do Sindicato da Construção Civil da Paraíba (Sinduscon-PB), além de especialistas em segurança do trabalho e proprietários de empresas que atuam no setor participaram de uma palestra, na sede do TRT-PB, em João Pessoa.

Segundo o juiz do Trabalho, José Artur da Silva, a atividade fez parte de um programa criado pelo Superior Tribunal do Trabalho, com a finalidade de aumentar a segurança do trabalhador, na área da construção civil, e, consequentemente, as demandas judiciais.

“Nenhum acidente ocorre ao acaso. Ele é resultado de uma ou um conjunto de falhas. A Justiça resolveu se anteceder e se aliar aos construtores para promover a prevenção, porque não queremos agir apenas quando o acidente acontecer. Estamos promovendo palestras, visitando canteiros de obra e dando orientações”, explicou.

O engenheiro em Segurança do Trabalho e consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Jófilo Moreira, foi convidado pelo TRT-PB para ministrar uma palestra no encontro com construtores. Mostrando normas técnicas criadas por órgãos federais, ele disse que o risco de ocorrer acidentes é três vezes maior na construção civil do que em qualquer outra área. Mas isso pode ser gerenciado.

“Basta que a empresa faça projetos sobre análise de risco e prevenção de acidentes, antes mesmo de iniciar a construção. É uma medida que muitos empresários se negam em fazer, por conta do custo. Mas esse investimento aumenta a segurança, melhora a motivação dos funcionários e dá retorno”, garantiu.

Para o Sinduscon-PB, o crescimento dos acidentes é reflexo também do volume de obras existentes no Estado. Na Paraíba, existem cerca de três mil construtoras, sendo que 250 estão sediadas em João Pessoa e associadas ao sindicato. O diretor executivo da entidade, Cléber Oliveira, explicou que a área é uma das principais influenciadoras da economia do Estado.

“Temos levantamentos que apontam que o valor movimentado pela construção civil corresponde até a 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba”, disse.

Por conta desse crescimento, o setor também está investindo em atividades de conscientização. “Estamos fazendo muitos investimentos para reduzir as incidências. Além de darmos recomendação para que as construtoras respeitem as normas de segurança, também disponibilizamos técnicos em segurança do trabalho e firmamos parceria com outras instituições para desenvolvermos projetos de gerenciamento de risco nas empresas”, declarou.

EQUIPAMENTOS
Entre os itens de segurança para os trabalhadores da construção civil estão óculos, protetor facial, protetor auricular, capacete, cinto de segurança, cabos guias, calçado específico e luvas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp