icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Taxistas garantem 13º em junho

Movimento de procura por táxi durante os 30 dias de São João em Campina Grande, chega a antecipar o abono natalino dos taxistas.

Publicado em 26/05/2013 às 13:20 | Atualizado em 13/04/2023 às 18:07


Quem trabalha com transportes também tem o que comemorar além da celebração ao santo junino. Ao longo das 30 noites de festa, taxistas e mototaxistas chegam a fechar o mês garantindo um 13º salário antecipado. É o que afirma Jonilson Medeiros, 33 anos, que roda de mototáxi há três anos em Campina Grande e revela que o mês de junho chega a ser melhor que o período de final de ano para ganhar dinheiro.

“São 30 dias com festa no Parque do Povo e toda noite tem muita gente que vai forrozar e não quer ir dirigindo para poder beber à vontade. Por causa disso, as corridas aumentam, tanto para levar para a festa como para voltar para casa. Começo a pegar as corridas às 20h e só encerro às 4h da madrugada, de quinta a domingo. De segunda a quarta, fico até às 2h da madrugada. No final do mês, chego a dobrar o que faturo nos meses normais e é sempre um dinheiro que invisto em coisas para a minha casa e minha família”, relata Jonilson.

O taxista Félix Santos, 52 anos, também aproveita o São João para garantir mais dinheiro no bolso. Ele costuma trabalhar durante o dia, mas todo mês de junho ele estica o horário de trabalho para incrementar a renda da família. “Junho é o melhor mês do ano para os taxistas, porque todo dia tem festa, além dos shows fora do Parque do Povo que movimenta muitas pessoas. Nos dias normais de forró no Quartel General do São João, meu faturamento é de 30% a 50% maior do que consigo nos outros meses. Nas noites mais festivas, como Dia dos Namorados, São João e São Pedro, dá para faturar 100% a mais”, conta ele.

As empresas de transportes coletivos também faturam bem com a grande movimentação que acontece na cidade durante os festejos juninos. Para atender toda a demanda de passageiros, elas colocam ônibus extras nas rotas, que chegam a ser 50% a mais de veículos em circulação. No Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo, os ônibus extras começam a circular nos primeiros dias de junho e a frota também aumenta em até 50%. O fluxo diário de passageiros, que gira em torno de 3.500 embarques e desembarques, chega a dobrar, principalmente devido a chegada de turistas que vêm, em maior número da capital paraibana, conforme frisa Jobedis Magno, administrador da Rodoviária.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp