icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Festival de Música traz músicos do Brasil, Israel, Holanda e Ucrânia

Concertos começam às 14h30, no Mosteiro de São Bento.

Publicado em 27/11/2017 às 15:29 | Atualizado em 10/03/2023 às 15:56


                                        
                                            Festival de Música traz músicos do Brasil, Israel, Holanda e Ucrânia
Foto: Gilberto Firmino

O 5º Festival de Música Clássica teve sua abertura nesse domingo (26) e a programação se estende a semana inteira. Nesta segunda-feira (27), a programação conta com artistas brasileiros, israelenses, holandeses, e ucranianos. Serão quatro concertos em locais diferentes do Centro da Capital - Mosteiro de são Bento, Primeira Igreja Batista, Igreja do Carmo e Igreja de São Francisco. A programação completa voce encontra no site do Festival.

Concertos

O primeiro concerto desta segunda-feira será de responsabilidade da Orquestra da Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP) com regência de Samuel Espinoza (Chile/Brasil). A apresentação acontece às 14h30, no Mosteiro de São Bento. A Orquestra é formada por estudantes de 6 a 16 anos do projeto Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB), Núcleo João Pessoa, que atende atualmente 140 crianças na capital paraibana. Em João Pessoa, a iniciativa começou no Alto do Mateus, ensinando cerca de 70 crianças e adolescentes a partir de julho de 2015.

Os alunos, de 6 a 16 anos, primeiro aprendem a tocar instrumentos de corda, que são viola, violino, violoncelo e contrabaixo. Depois aprendem a atuar como orquestra. Além do Alto do Mateus, o Ação Social Pela Música do Brasil passou a atuar também no bairro de Mangabeira, no Centro Cultural Tenente Lucena, na Casa da Pólvora e no Gervásio Maia (Centro Cultural Gervásio Maia). Estão à frente do projeto em João Pessoa os professores Hector Rossi e Samuel Espinoza.

Às 16h, na Primeira Igreja Batista, no Centro, o grupo Top Five, do Brasil, realiza um concerto. O grupo é formado por alunos do Projeto Ação Social Pela Música do Brasil junto com Thais Ferreira, professora de violoncelo do projeto, formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O quinteto foi formado com o objetivo de fazer um repertório diversificado. Nos violoncelos, Thais Ferreira, Jonas Bispo, Jean Barreto e Rogério Ribeiro, no contrabaixo David Nascimento. O Quinteto tem se apresentado em diversos espaços como faculdades de música, igrejas, e dentro do circuito tradicional de Música nos Museus.

O terceiro concerto do primeiro dia acontece às 18h na Igreja do Carmo com três artistas brasileiros: Ana de Oliveira (Violino) Dhian Toffolo (Viola) e Marcus Ribeiro (Violoncelo). Ana de Oliveira é uma violinista brasileira, que se graduou na classe de Rainer Kussmaul na Escola Superior de Música em Freiburg (Alemanha), onde viveu por nove anos. Foi também aluna de Lola Benda e Uwe Kleber no Brasil e Federico Agostini na Alemanha.

Apresentação internacional

Para encerrar o primeiro dia do Festival de Música Clássica haverá apresentações de uma trinca de artistas internacionais: Asi Matathias (Violino – Israel), Tosca Opdam (Violino – Holanda) e Victor Stanislavsky (Piano – Ucrânia). O violinista Asi Matathias é reconhecido como um dos talentos mais célebres de sua geração. Ele começou a tocar violino aos seis anos de idade.

Imagem

Bruna Cairo

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp