VIDA URBANA
Mais de 8,6 mil faltam às provas do vestibular
UEPB bate recorde de abstenções no vestibular 2013; foram 8.699 alunos faltosos, o que corresponde a 27,16% dos inscritos.
Publicado em 04/12/2012 às 6:00
O Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), processo seletivo que este ano superou a marca de mais de 32 mil inscritos, maior quantidade de concorrentes na história da instituição, bateu o recorde de abstenções com 8.699 alunos faltosos, o que corresponde a 27,16% de concorrentes que não compareceram aos locais de prova. Mesmo assim, a Comissão Permanente de Vestibular (Comvest) considerou um sucesso esta edição encerrada ontem, que já iniciará o processo de correção de provas esta semana.
No domingo passado, primeiro dia de avaliação, que contou com as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira, 8.399 candidatos faltaram às provas, enquanto que ontem mais 307 candidatos faltaram às provas de Química, Física e Matemática (área I); Química, Física e Biologia (área II); História e Geografia (área III); Matemática, História e Geografia (área III – Administração e Ciências Contábeis) e Química, Física, Biologia e Matemática (área I e IV – Ciências da Natureza).
Para a presidente da Comvest, professora Ana Alice, a edição do Vestibular 2013 da UEPB ocorreu de forma tranquila e sem registros de grandes incidentes nos sete campi onde as provas foram realizadas. “Este foi o Vestibular mais calmo da história da UEPB. Foi o maior processo seletivo que já realizamos, com 32.025 candidatos inscritos, e não registramos nenhuma ocorrência que comprometesse a realização das provas”, avaliou a presidente.
CANDIDATOS
Para quem encerrou a maratona de dois dias de provas, a esperança é de ver o nome publicado no listão programado para sair no dia 8 de janeiro do ano que vem. No Centro de Integração Acadêmica, no bairro de Bodocongó, local de concentração de estudantes da área de Exatas, as provas de ontem atenderam às expectativas, salvo algumas questões de Química. Para os concorrentes do curso de Ciências da Computação, Maurílio Duarte, 22 anos, e Nataly Soares, 18, a prova veio carregada de algumas 'pegadinhas' que podem comprometer o desempenho.
“Eu me preparei mais para a prova de Física, que normalmente é mais difícil. Mas, me surpreendi com algumas questões de Química que estavam bastante complicadas”, disse a jovem que mora em Queimadas. Já Maurílio, que tenta pela terceira vez uma vaga na UEPB, concordou com a colega, mas avaliou a prova de Matemática como a mais tranquila. “Acho que Química vai surpreender muita gente. Espero que eu tenha ido bem, porque a de Matemática estava boa de fazer”, disse.
Comentários