icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Ricardo convoca Conferência Municipal de Segurança

Decreto convoca Conferência Municipal de Segurança Pública nas instalações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba.

Publicado em 30/03/2009 às 19:52

Da Secom-JP

O prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), assinou na tarde desta segunda-feira (30), o decreto de convocação da 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública, que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio, nas instalações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), no Bairro dos Estados. A solenidade de assinatura ocorreu no auditório do Paço Municipal, no Bairro do Varadouro.

Na ocasião, o prefeito disse que todos os setores da administração pública municipal têm a obrigação e o dever de se envolver na Conferência e colaborar com o diálogo sobre segurança pública. “Segurança Pública não é responsabilidade apenas de uma esfera de governo e sim de todas, como também da sociedade. Toda a gestão tem a obrigação de colaborar com essa área”, enfatizou Ricardo Coutinho.

Para ele, essa conferência ajudará o município a perceber se está indo no caminho certo, além de poder entender qual será a verdadeira participação da Capital nessa área. Ele afirmou que o mesmo servirá para o Estado da Paraíba, bem como para toda a sociedade, pois só haverá mudanças através de um diálogo permanente.

Formação
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Segurança e Direitos Humanos, Rubens Pinto Lyra, esse tipo de conferência pública vem acontecendo em vários lugares do País, em particular nos municípios com mais de 200 mil habitantes. “A pretensão é que 40% do público dessa conferência sejam formados pela sociedade civil organizada, 30% por trabalhadores em segurança pública e 30% por gestores públicos”, enfatizou Lyra.

O objetivo, segundo o presidente do Conselho, é criar mecanismos e formas para o fortalecimento ou uma possível municipalização da segurança pública na Capital paraibana. “Com isso, o município constituirá uma coordenação em segurança pública, onde envolverá outros setores e outras instâncias sobre essa temática”, explicou.

Ele acrescentou que o município vem investindo em segurança pública, com a execução de obras e projetos que beneficiam a sociedade, prevenindo atos de violência e criminalidade. “A iluminação em toda a cidade foi ampliada, bem como a construção e revitalização de praças públicas, centros de acolhimento, a presença da Guarda Municipal em órgãos públicos e escolas são mecanismos de inibição da criminalidade executados pela Prefeitura”, relatou.

Ele acrescentou que as questões debatidas na 1ª Conferência Municipal serão levadas à Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília, entre os dias 27 e 30 de agosto deste ano, com expectativa de público de duas mil pessoas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp