VIDA URBANA
Representante da ONU Mulheres assina adesão da UFPB a campanha pela igualdade de gênero
Campanha da ONU busca o apoio de homens na luta pela igualdade de gênero e fim da violência contra as mulheres.
Publicado em 29/11/2017 às 7:00


A representante da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, Nadine Gasman, assina nesta quarta-feira (29) a adesão oficial da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) à campanha ElesPorElas. A campanha promovido pela ONU Mulheres, no mundo todo, busca conscientizar homens e meninos a respeito da igualdade de gênero, pelo empoderamento das mulheres e pelo fim da violência contra elas. A A cerimônia de adesão acontece no Auditório da Reitoria da UFPB, em João Pessoa, a partir das 14h30.
A campanha surge em um momento em que, segundo um relatório da ONU, divulgado na última quinta-feira (23), João Pessoa é a capital nordestina que apresenta o maior índice de mulheres que afirmam ter sofrido algum tipo de violência sexual. A professora e representante do Comitê ElesPorElas, Maria Eulina Carvalho, afirma que é necessário empoderar as mulheres para não se submeterem e denunciarem as várias formas de violência que sofrem.
"É preciso conscientizar os homens que são, eles próprios, os autores, ou potenciais autores, das violências e engajar todos os homens, desde meninos, na construção de uma cultura não violenta”, ressalta Maria Eulina.
Por se tratar de um esforço global, o movimento convida pessoas e instituições, em todo o mundo, para criarem uma força visível e efetiva pela igualdade de gênero e fim da violência contra as mulheres. Pioneira em estudos e ações voltados à temática, a UFPB foi a terceira instituição do Brasil, e a primeira do Norte e Nordeste, a aderir ao movimento e, desde agosto desse ano, realiza ações como caminhadas e seminários de conscientização e mobilização, em seus quatro campi, contando sempre com a presença da sociedade civil e representantes dos governos municipal e estadual.
ElesPorElas
O Movimento ElesPorElas (HeForShe, no original) é um esforço global, criado pela ONU Mulheres, em 2014, voltado para a educação e conscientização de homens e meninos a respeito da igualdade de gênero, pelo fim da violência contra as mulheres e pelo empoderamento das mesmas. Para tanto, atua em parcerias com outras instituições, a fim de mobilizar o maior número possível de adeptos à causa.
A atriz e Embaixadora da Boa Vontade da ONU Emma Watson – uma das grandes divulgadoras e entusiastas do HeForShe, no mundo, aponta que o engajamento dos homens na luta pela igualdade de gênero é tão essencial quanto o das próprias mulheres. "Quero que os homens participem disso para que suas filhas, irmãs e mães possam ser livres do preconceito e para que seus filhos tenham permissão de ser vulneráveis e humanos. Para que eles parem de abandonar algumas partes de si e sejam a versão completa e verdadeira do que podem ser", disse ela no discurso de lançamento da campanha, em 2014.
Nadine Gasman
A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, é mexicana, filha de mãe e pai franceses. É médica com mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Harvard e doutorado em Gerenciamento e Políticas da Saúde pela Universidade Johns Hopkins.
Atualmente, como representante do escritório da ONU Mulheres no Brasil, tem, entre seus focos de atuação, a Agenda 2030 da ONU, um plano estratégico para o futuro do planeta, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que incluem a consolidação dos direitos humanos e da igualdade de gênero, para ter um planeta 50-50.
Serviço
Local: Auditório da Reitoria (UFPB)
Data: 29 de novembro de 2017
Hora: 14h30
Programação do evento
14:30 – Abertura solene pela Magnífica Reitora Dra. Margareth Diniz. Execução do Hino Nacional. Fala das autoridades presentes.
15:10 – Apresentação do Grupo Musical Fulô Mimosa.
15:30 – Palestra do Dr. Benedito Medrado (UFPE), sobre “Masculinidades, Gênero e Violência”.
Comentários