icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Representante da ONU Mulheres assina adesão da UFPB a campanha pela igualdade de gênero

Campanha da ONU busca o apoio de homens na luta pela igualdade de gênero e fim da violência contra as mulheres.

Publicado em 29/11/2017 às 7:00


                                        
                                            Representante da ONU Mulheres assina adesão da UFPB a campanha pela igualdade de gênero

				
					Representante da ONU Mulheres assina adesão da UFPB a campanha pela igualdade de gênero
Foto: Júnior Pinheiro/ElesPorElas-UFPB.

A representante da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, Nadine Gasman, assina nesta quarta-feira (29) a adesão oficial da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) à campanha ElesPorElas. A campanha promovido pela ONU Mulheres, no mundo todo, busca conscientizar homens e meninos a respeito da igualdade de gênero, pelo empoderamento das mulheres e pelo fim da violência contra elas. A A cerimônia de adesão acontece no Auditório da Reitoria da UFPB, em João Pessoa, a partir das 14h30.

A campanha surge em um momento em que, segundo um relatório da ONU, divulgado na última quinta-feira (23), João Pessoa é a capital nordestina que apresenta o maior índice de mulheres que afirmam ter sofrido algum tipo de violência sexual. A professora e representante do Comitê ElesPorElas, Maria Eulina Carvalho, afirma que é necessário empoderar as mulheres para não se submeterem e denunciarem as várias formas de violência que sofrem.

"É preciso conscientizar os homens que são, eles próprios, os autores, ou potenciais autores, das violências e engajar todos os homens, desde meninos, na construção de uma cultura não violenta”, ressalta Maria Eulina.

Por se tratar de um esforço global, o movimento convida pessoas e instituições, em todo o mundo, para criarem uma força visível e efetiva pela igualdade de gênero e fim da violência contra as mulheres. Pioneira em estudos e ações voltados à temática, a UFPB foi a terceira instituição do Brasil, e a primeira do Norte e Nordeste, a aderir ao movimento e, desde agosto desse ano, realiza ações como caminhadas e seminários de conscientização e mobilização, em seus quatro campi, contando sempre com a presença da sociedade civil e representantes dos governos municipal e estadual.

ElesPorElas

O Movimento ElesPorElas (HeForShe, no original) é um esforço global, criado pela ONU Mulheres, em 2014, voltado para a educação e conscientização de homens e meninos a respeito da igualdade de gênero, pelo fim da violência contra as mulheres e pelo empoderamento das mesmas. Para tanto, atua em parcerias com outras instituições, a fim de mobilizar o maior número possível de adeptos à causa.

A atriz e Embaixadora da Boa Vontade da ONU Emma Watson – uma das grandes divulgadoras e entusiastas do HeForShe, no mundo, aponta que o engajamento dos homens na luta pela igualdade de gênero é tão essencial quanto o das próprias mulheres. "Quero que os homens participem disso para que suas filhas, irmãs e mães possam ser livres do preconceito e para que seus filhos tenham permissão de ser vulneráveis e humanos. Para que eles parem de abandonar algumas partes de si e sejam a versão completa e verdadeira do que podem ser", disse ela no discurso de lançamento da campanha, em 2014.

Nadine Gasman

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, é mexicana, filha de mãe e pai franceses. É médica com mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Harvard e doutorado em Gerenciamento e Políticas da Saúde pela Universidade Johns Hopkins.

Atualmente, como representante do escritório da ONU Mulheres no Brasil, tem, entre seus focos de atuação, a Agenda 2030 da ONU, um plano estratégico para o futuro do planeta, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que incluem a consolidação dos direitos humanos e da igualdade de gênero, para ter um planeta 50-50.

Serviço

Local: Auditório da Reitoria (UFPB)

Data: 29 de novembro de 2017

Hora: 14h30

Programação do evento

14:30 – Abertura solene pela Magnífica Reitora Dra. Margareth Diniz. Execução do Hino Nacional. Fala das autoridades presentes.

15:10 – Apresentação do Grupo Musical Fulô Mimosa.

15:30 – Palestra do Dr. Benedito Medrado (UFPE), sobre “Masculinidades, Gênero e Violência”.

Imagem

Tiago Bernardino

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp