CULTURA
Mascarados vão descer a ladeira
7º Baile de Máscaras do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, marca a prévia arnavalesca do bloco Folião de Ladeira Abaixo.
Publicado em 26/01/2013 às 6:00
Os foliões mascarados (bregas ou não) têm entrada gratuita hoje no 7º Baile de Máscaras do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, na Ladeira da Borborema, em João Pessoa.
O evento, que marca a prévia carnavalesca do bloco Folião de Ladeira Abaixo, será neste sábado, a partir das 21h, e terá como atrações uma orquestra de frevo, o Urso Amigo Batucada, o Grupo Raízes e o Coral Voz Ativa.
O Baile de Máscaras surgiu em 2007, por iniciativa do artista plástico e agitador cultural Elioenai Gomes, com a proposta de resgatar a atmosfera dos bailes dos antigos carnavais, realizados em meio a chuvas de confete e serpentina nas cabeças de colombinas e pierrôs.
O cenário, assinado por ele, é feito de materiais recicláveis e estimula os frequentadores a confeccionarem suas próprias máscaras artesanalmente, uma iniciativa que tem o objetio de despertar a consciência ambiental do público, segundo o organizador.
Este ano, o Coral Voz Ativa incluirá em seu repertório marchinhas clássicas do cancioneiro carnavalesco brasileiro, como 'A marcha da cueca', composição do paraibano, ícone da folia momesca, Livardo Alves (1936-2002).
Do bairro do Rangel, o Urso Amigo Batucada traz sua turma de personagens do imaginário popular, como Jaraguá, o Urso e as pernas de pau do educador social Dal Zapatta.
O Grupo Raízes repete a participação que fez no ano passado, passeando por ritmos africanos e indígenas, como o maracatu, ciranda, coco, ijexá e perré. (Tiago Germano)
Comentários