VIDA URBANA
PMJP tem 60 dias para regular 'esporte de rua'
Prefeitura deve apresentar projeto que cria área exclusiva para prática de patins e skates
Publicado em 14/06/2015 às 8:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 11:57
A prefeitura de João Pessoa tem 60 dias, que estão sendo contados desde o último dia 2, para apresentar um projeto de uma área exclusiva para a prática de esportes de rua, como uso de skates, patins e patinetes, ao Ministério Público da Paraíba (MPPB). Na capital, os adeptos desses equipamentos utilizam principalmente a calçadinha ao longo da orla, o que divide opiniões entre eles e os transeuntes. A proposta da prefeitura é disponibilizar parte da área do entorno da Estação Ciência para a prática esportiva.
A calçadinha, sobretudo no trecho entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, é utilizada diariamente para caminhadas e também por quem prefere os skates, patinetes ou patins e, muitas vezes, esses mesmos equipamentos são utilizados também nas ciclovias. Foi essa 'mistura' um dos argumentos apresentados pelo titular da 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social da capital, João Geraldo Barbosa, a cobrar da gestão municipal uma área exclusiva para os adeptos desse tipo de esporte.
“Já existia essa cobrança por parte do Ministério Público há muitos anos. Esse ano eu instaurei um inquérito civil público para cobrar uma solução, o que não pode é ficar como está e as pessoas correndo até risco de acidentes. A prefeitura apresentou essa hipótese de fazer uma pista exclusiva para esse esporte na parte interditada da Estação Ciência. Mas precisamos ver se o projeto estará adequado”, explicou o promotor.
Comentários