icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Chico Buarque embala microssérie que estreia nesta terça na Globo

'Amor em 4 Atos’, que estreia nesta terça (11), vai buscar em músicas como “Mil Perdões”, “Ela Faz Cinema”, “Construção”, “Folhetim” e “As Vitrines” temas para as histórias de amor.

Publicado em 11/01/2011 às 11:23

Tiago Germano
Do Jornal da Paraíba

Quem afinal nunca viveu um grande amor embalado por alguma canção de Chico Buarque? Quantos futuros amantes quiçá se amarão, sem saber, inspirados por suas letras? Não apenas trilha sonora, mas também catalizador de romances, o cancioneiro de Chico agora vai parar nas telinhas em quatro tramas baseadas em suas composições.

‘Amor em 4 Atos’, microssérie que estreia nesta terça-feira (11) e entra na programação da Rede Globo até sexta-feira, logo após o ‘Big Brother Brasil 11’, vai buscar em músicas como “Mil Perdões”, “Ela Faz Cinema”, “Construção”, “Folhetim” e “As Vitrines” temas para abordar histórias de amor que têm como pano de fundo a poesia do artista.

O projeto, idealizado pelo produtor Rodrigo Teixeira, reúne um elenco de estrelas que irá protagonizar enredos independentes, dirigidos por um nome diferente a cada capítulo.

O episódio que estreia hoje, “Meu único defeito foi não saber te amar”, terá Roberto Talma (do humorístico Toma Lá Dá Cá e do especial de fim de ano do cantor Roberto Carlos) por trás das lentes. Diante delas, Carolina Ferraz interpreta Maria, uma mulher atormentada pelos ciúmes que sente da relação de seu marido com a ex-mulher. O triângulo amoroso, que se completa com Dalton Vigh e Gisele Froes, é livremente inspirado na canção “Mil Perdões”, gravada no álbum Pelas Tabelas (1984).

Como não poderia deixar de ser em se tratando de Chico Buarque (sobre quem pesa a fama de traduzir como ninguém a alma feminina), as mulheres têm papel de destaque na minissérie. Além de Carolina Ferraz e Gisele Froes, Marjorie Estiano, Camila Morgado e Aline Moraes completam o elenco que irá protagonizar as venturas e desventuras das tais “mulheres de Chico”, figuras consagradas de composições como “Mulheres de Atenas” e “Olhos nos Olhos”.

A ideia de Teixeira de criar narrativas a partir da obra musical de Chico Buarque é nova na televisão, mas já ocorreu por exemplo na literatura, este domínio que, na biografia recente de Chico, tem conquistado uma importância maior até que o da música.

Ano passado dez escritores de várias tradições literárias, do Brasil e do exterior, se reuniram para publicar Essa Hitória Está Diferente, uma coletânea de contos que encontram sua referência no canto de Chico Buarque. Entre os autores participantes da antologia, Alan Pauls, Mia Couto, Cadão Volpato, Carol Saavedra, João Gilberto Noll, Luís Fernando Veríssimo e Xico Sá.

Filmada em São Paulo, a microssérie tenta fugir do clichê de retratar o Rio de Janeiro, tão presente na obra do músico. A opção pela capital paulista remete também à origem de Chico e é, segundo Rodrigo Teixeira, uma tentativa de aproximá-lo da terra natal e mostrar a universalidade de suas histórias.

‘Amor em 4 Atos’ é uma coprodução da Rede Globo e da Margarida Filmes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp