CULTURA
Solidão animada no Tintin
Tintin Cineclube promove mostra de animações nesta quarta-feira (4); as exibições gratuitas acontecem no Espaço Cine Digital.
Publicado em 04/07/2012 às 6:00
Nesta quarta-feira, o Tintin Cineclube continua sua programação com a exibição gratuita de premiadas animações da França, Suíça e Japão.
A sessão acontecerá às 19h30, no Espaço Cine Digital do Espaço Cultural, em João Pessoa. Com o tema 'Solitários', as produções mostram um lado mais abordado nos curtas-metragens do gênero, visto principalmente em festivais onde a animação é o epicentro: as histórias que podem muito bem transitar e dialogar com as sensações e situações inerentes dos seres humanos.
O francês Cul de Bouteille (2010), de Jean-Claude Rozec, foca no drama de um garoto portador de uma grave miopia, onde prefere o seu mundo borrado e indistinto do que os monstros e outros seres enquadrados através das lentes de seu óculos.
Já o suíço Banquise (2005), de Claude Barras e Cédric Louis, mostra uma menina obesa que sofre com o calor do verão e o preconceito das pessoas, sonhando uma vida entre os pinguins.
Outro frânces, Skhizein (2008), de Jérémy Clapin, teoriza o que aconteceria se um meteoro de 150 toneladas caísse sobre alguém.
Por fim, uma cidade é inundada no japonês La Maison en Petits Cubes (2008), de Kunio Kato. Um idoso é obrigado a construir andares em sua casa, a fim de mantê-la acima do nível da água.
Quando seu cachimbo favorito cai nos níveis submersos da residência, a busca o faz reviver momentos de sua vida.
Comentários